Connect with us

Nossa Cidade

Cultura lançará edital destinado ao Patrimônio Cultural Imaterial

No próximo mês, a Secretaria de Cultura de Campinas deverá disponibiliz o  edital ProAc Municípios, com recursos totais de R$ 345 mil. A publicação selecionará  29 projetos envolvendo o tema do Patrimônio Cultural Imaterial e suas diversas abordagens e possibilidades.

Os projetos terão como objetivo a difusão e a preservação do patrimônio imaterial e buscarão dialogar com as artes integradas, o audiovisual e o patrimônio cultural, por meio da educação patrimonial e do desenvolvimento da rede de parceiros.

Em Campinas já são reconhecidas como Patrimônio Imaterial as manifestações culturais da Capoeira, do Jongo, do Samba de Bumbo Campineiro, da Folia de Reis, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e a prática de Brincadeiras Tracionais de Rua.

 

Com o lançamento do edital de chamamento público, tendo como base o marco regulatório das organizações sociais civis (Lei Federal nº13019/14), Campinas tem como objetivo implementar o Programa Municipal de Patrimônio Imaterial (PMPI), instituído pela Lei Municipal nº 14.701/13, que prevê a preservação de manifestações culturais reconhecidas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).

Os 29 projetos estão divididos nas categorias Educação Patrimonial; Desenvolvimento da Rede de Parceiros; e Difusão e Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial. O edital fomentará o diálogo com as artes integradas, o audiovisual e com as ciências humanas relacionadas ao patrimônio imaterial permitindo a produção de espetáculos, seminários, fóruns e exposições, entre outras formas artísticas e científicas que tratem do tema.

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com