Connect with us

Nossa Cidade

Dário apresenta experiência da Saúde Digital de Campinas em agenda na Dinamarca

O prefeito Dário Saadi apresentou experiências da Saúde Digital de Campinas durante uma agenda oficial no Ministério da Saúde da Dinamarca, na manhã desta segunda-feira, 19 de fevereiro. Ele chegou à Europa no domingo e a viagem não tem custos para o município.
 
Em Copenhage, capital, representantes do governo da Dinamarca fizeram uma ampla apresentação sobre o sistema de saúde do país, incluindo programas específicos para promoção à saúde dos idosos, saúde da família, atenção hospitalar e prevenção à diabetes.
 
Durante a troca de experiências, o prefeito destacou resultados já obtidos com o Programa da Saúde Digital, por meio de recursos como telemedicina e teleinterconsultas. Há ainda o recém-lançamento do chatbot, o que permitiu a Saúde agendar 1,1 mil atendimentos em telessaúde em quatro especialidades desde 15 de fevereiro. Além de diminuir o tempo de espera, o recurso que usa inteligência artificial ajuda a reduzir a falta de pacientes.
 
Dário é acompanhado na viagem pela coordenadora da Área Técnica de Especialidades na Saúde, Renata Cauzzo Zingra Mariano. Eles ficam no país até o fim da semana para debates sobre o programa inovador “Citties Changing Diabetes: Passos para uma Vida Melhor”, voltado à prevenção da obesidade e redução da incidência de diabetes. A cidade é a única do Brasil e uma das 47 do mundo que aderiu à iniciativa, com a Dinamarca.
 
A viagem não tem custos para o município, uma vez que passagens e hospedagens foram providenciadas pelo governo da Dinamarca. O vice-prefeito, Wanderley de Almeida, assume a Prefeitura no período da viagem. Ele tomou posse na noite de sexta-feira, 16 de fevereiro.
 
Durante as reuniões com delegações de outros países, incluindo o governo da Dinamarca, ainda serão discutidas propostas de trabalho para futura implementação na área de saúde.
 
 
Saúde Digital
 
Campinas teve 3,4 mil atendimentos pela Saúde Digital em janeiro. O total inclui 2,5 mil teleconsultas, quando um paciente realiza consulta com um médico por meio de um computador ou celular. O restante é referente às teleinterconsultas, quando profissionais dos CSs trocam informações e opiniões com especialistas de Policlínicas e outros parceiros do Município para otimizar a assistência em casos nas áreas de cardiologia, cardiopediatria, endocrinologia, endocrinopediatria, gastroenterologia, proctologia, urologia e hematologia.
 
Este recurso foi implementado pelo governo Dário Saadi em março de 2023. Desde então, a Saúde Digital atendeu 22,9 mil e, deste total, 13,9 mil foram teleconsultas. O resultado mostra o avanço para a consolidação do serviço de assistência médica on-line para atender à população e ainda ampliar a oferta e qualificação do SUS Municipal.
 
Do total de teleconsultas feitas desde o ano passado, 499 pacientes foram encaminhados para um pronto-socorro. O resultado significa que, na prática, somente 3,5% das consultas exigiram conversão para um atendimento desta forma. A nota média de satisfação dos pacientes que usaram o serviço é de 8,9.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com