Connect with us

Nossa Cidade

Dário destaca combate a crimes ambientais em inauguração da sede do BPAmb

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou da inauguração da nova sede do 5º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) nesta terça-feira, dia 25 de outubro, no Jardim Chapadão. Instalada em um prédio de aproximadamente dois mil metros quadrados, a sede passa a abrigar o Batalhão, criado pelo Governo de São Paulo em junho de 2021. O 5º BPAmb abrange as regiões de Campinas, Piracicaba, Sorocaba, Botucatu, Itapetininga, Pirassununga e Rio Claro, num total de 168 municípios.

O policiamento ambiental é uma das unidades especializadas da Polícia Militar para proteção e vigilância da natureza. Atua nas regiões de relevante interesse ambiental, como nas unidades de conservação do Estado, e possui, entre seus recursos, viaturas 4×4 e náuticas, motocicletas e tecnologia de monitoramento por satélites.

A atuação essencial da Polícia Ambiental para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais foi enfatizada pelo prefeito Dário Saadi: “o combate aos crimes ambientais é fundamental para garantir o nosso futuro, não somente como cidade, Estado e País, mas espécie humana”, pontuou.

O prefeito também destacou o bom relacionamento que o município mantém com a PM e a Polícia Civil no Estado e o quanto a cidade se sente honrada por sediar uma unidade tão importante para o Estado. “O 5º BPAmb realiza um serviço de excelência e com sua nova estrutura terá ainda mais condições de proteger o nosso meio ambiente”, afirmou.

Presente na cerimônia, o subsecretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Eduardo Trani, também ressaltou a relevância do Batalhão “para que o Estado continue atuar intensamente nos programas ligados a mudanças climáticas, biodiversidade e desenvolvimento sustentável”.

Além de abordar as atuais atribuições do Batalhão, o histórico do policiamento ambiental no Estado, criado há 73 anos, foi relembrado na fala do comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel PM Ronaldo Miguel Vieira. Em seu discurso, ele também salientou pontos fortes como a formação, o avanço tecnológico e a aquisição de novos equipamentos para que o policial militar tenha motivação para “enfrentar o crime, aplicar a lei e proteger as pessoas e o meio ambiente”.

Anfitrião da inauguração da nova sede, o Comandante do 5º Batalhão de Polícia Ambiental, Tenente Coronel PM Enio Antonio de Almeida, contou que a escolha do espaço para sediar o Batalhão levou em conta fatores como a relação entre agências do serviço público. Esse aspecto foi considerado porque a edificação está dentro de um complexo administrativo que já abriga órgãos das secretarias estaduais de Agricultura, Infraestrutura e Meio Ambiente, Procuradoria-Geral do Estado, entre outros.

“A reforma e adequação das instalações tiveram como principais objetivos a melhoria das condições de trabalho para a tropa e o atendimento ao público, com amplos alojamentos, salas de trabalhos modernas, além de propiciar o desenvolvimento de atividades de ensino e especialização profissional, com auditórios, salas de aula e futuros laboratórios”, afirmou o Tenente Coronel Almeida.

Os secretários do Verde e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, e de Chefia de Gabinete, Aderval Fernandes, acompanharam o prefeito Dário Saadi na solenidade.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com