Connect with us

Nossa Cidade

Dário participa de reunião preparatória para a próxima Conferência da ONU sobre Biodiversidade, a COP-16

 

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou na manhã desta terça-feira, 26 de março, como membro do Comitê Consultivo sobre Governos Locais e Biodiversidade da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, da reunião virtual preparatória para a próxima Conferência da ONU sobre Biodiversidade, a COP-16, que será realizada em Cali (Colômbia) de 21 de outubro a 1º de novembro de 2024.

 

O encontro foi organizado pelo ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) e teve por objetivo trazer informações atualizadas sobre os progressos dos governos locais para a implementação do Quadro Geral de Biodiversidade de Kunming-Montreal, que estabelece metas ambiciosas para a proteção e restauração da biodiversidade até 2030. Também foi informado o mapa de eventos até a COP-16.

 

Iniciativas

 

Em seu momento de fala, Saadi apresentou um breve resumo das iniciativas de Campinas e da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que estão alinhadas com a implementação do novo Quadro Global de Biodiversidade, entre elas, as chamadas Soluções Baseadas na Natureza (SBN), em especial os parques lineares, jardins de chuva, passagens de fauna e corredores ecológicos, e ações de manejo para as áreas protegidas como áreas de preservação permanente e unidades de conservação.

 

Dário falou também de programas implantados por Campinas, como o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), saneamento rural, educação ambiental, compensações ambientais, e frisou as parcerias entre os diferentes órgãos da administração pública, entre instituições internacionais e também por meio de financiamento com uso de recursos do Fundo Clima, por exemplo.

 

Importante dizer, ainda, que Campinas está finalizando a elaboração do Plano Local de Ação Climática, documento focado em entregar à cidade uma visão integrada e inclusiva – alinhada com suas prioridades sociais, ambientais e econômicas – bem como as condições facilitadoras e marcos de implementação necessários para ações voltadas à mitigação de emissões de gases de efeito estufa e aumento da resiliência da cidade frente aos impactos da mudança do clima. O Plano responderá aos compromissos e metas assumidos pelo município, enquanto fortalece a gestão pública intersetorial ao integrar a ação climática aos processos estratégicos de planejamento, gestão, serviços urbanos e ecossistêmicos”, destacou o prefeito.

 

Grupo seleto

 

O secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), Rogério Menezes, e a assessora técnica Ângela Guirao, que também participaram do encontro, explicam que a contribuição de Campinas é altamente valorizada, sendo que junto com as cidades de São Paulo, Curitiba e Medellín, são as únicas cidades da América do Sul que compõem este seleto comitê consultivo.

 

Campinas tem potencial para garantir uma liderança local forte e globalmente representativa para integrar a natureza em todas as agendas locais e globais”, afirma o secretário do Clima.

 

Segundo a assessora Ângela Guirao, o comitê consultivo é uma plataforma que facilita a participação e contribuição dos governos locais nos esforços globais de conservação da biodiversidade. “Foi estabelecido para permitir que as autoridades subnacionais se envolvam mais diretamente nas discussões e decisões sobre questões relacionadas à biodiversidade. O comitê serve como um fórum para que os governos subnacionais compartilhem suas experiências, desafios e melhores práticas”, explica.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com