Connect with us

Nossa Cidade

Debates “Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público”

Debates "Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público"

Iniciada em janeiro, com todos os encontros virtuais, a Jornada “Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público” reuniu a Prefeitura de Campinas, a Comunitas e a Fundação Lemann, e foi encerrada em um encontro on-line realizado nesta segunda-feira, 21 de novembro. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, também participou, e assistiu às apresentações de Campinas e de outros municípios, junto aos respectivos prefeitos.

A jornada teve como meta apoiar os municípios para alcançarem uma gestão mais eficiente, e gerar melhorias na prestação de serviços. Em Campinas, a Jornada resultou na criação de um laboratório de inovação em gestão de pessoas.

De acordo com o prefeito Dário Saadi, o projeto representa um avanço: “faço um agradecimento especial aos parceiros que participaram desse esforço de modernização da gestão de pessoas. Esse não é um piloto, mas um projeto completo que, sem dúvida, vai melhorar nossos serviços e os processos internos da Prefeitura de Campinas”.

Segundo a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, a Prefeitura buscou, ainda em 2021, uma parceria com a Comunitas, permitindo a participação da cidade em uma primeira jornada. Essa experiência inicial culminou no desenvolvimento de uma nova metodologia de trabalho, base para uma nova política de gestão de pessoas.

“A partir disso, ficou muito claro que precisávamos focar no servidor, no desenvolvimento de suas potencialidades, para um serviço público com mais efetividade e qualidade. O laboratório é vinculado à EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor) para pensar soluções em gestão de pessoas a partir do conhecimento dos próprios servidores”, contou.

Além de Campinas, a jornada teve a participação de Fortaleza (CE), Maceió (AL), Niterói (RJ), Pelotas (RS) e Ribeirão Preto (SP). A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas; e o vice-prefeito de Fortaleza, Elcio Batista, também participaram do evento. O encerramento teve ainda considerações da gestora de Gestão e Investimento Social da Comunitas, Patrícia Loyola, que deixou um ensinamento: “o apoio político é fundamental para que as transformações não parem por aqui”.

A Comunitas é uma organização da sociedade civil que implementa parcerias entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos.

Inovação

O Laboratório de Inovação é um espaço colaborativo que foi anunciado em 26 de outubro. Seu objetivo é fomentar a inovação, estimular a criatividade, promover boas práticas e modernizar processos de gestão de pessoas na prefeitura.

Segundo Milena Ranzini, responsável pela Coordenadoria de Apoio à Gestão e Projetos Integrados, o projeto de Campinas propiciou a criação do laboratório e, como consequência, a institucionalização do prêmio Gente que Inova e do programa de mentoria. “Esperamos consolidar um espaço para permitir a criação de novas ideias em gestão de pessoas e, para que a melhoria de processos também gere eficiência e agilidade no serviço público”, afirmou.

O Gente que Inova vai reconhecer servidores que contribuem para o aprimoramento das ações em suas áreas, além das mulheres, negros e pessoas com deficiência e LGBTQI+ que se destaquem como lideranças públicas. As inscrições de projetos estão abertas até dia 31 de janeiro de 2023. Já o programa de mentoria recebeu o nome de “Lidera” e é voltado para as lideranças públicas da prefeitura de Campinas.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com