Connect with us

Nossa Cidade

Decreto assinado hoje regulariza permissão de uso de áreas para ACDC

O decreto de permissão de uso de áreas de propriedade municipal à Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC) foi assinado nesta terça-feira, dia 28, pelo prefeito Jonas Donizette, na Sala Azul. O decreto compreende duas áreas no Parque Itália: uma de 1.209 metros quadrados e parte de outra área, com 3.772 metros quadrados. Essas áreas já são utilizadas pela associação, que pretende ampliar ações de tratamento e prevenção do câncer bucal e atendimento à população carente, instalar um núcleo do programa Brasil Sorridente, uma escola técnica de higiene bucal e um centro radiológico comunitário.

 

 

 

O prefeito Jonas Donizette agradeceu à ACDC pelo trabalho prestado e ressaltou que é uma regularização importante. “Nada mais justo que fazermos essa regularização oficial que compreende uma área de quase 5 mil metros quadrados que têm sido muito bem utilizada. É um ato de justiça e de reconhecimento a tantos anos de trabalho. Esperamos continuar avançando nessa parceria. Nosso município tem muitas forças ativas na sociedade e tenho buscado como prefeito aproveitar isso e somar forças que ajudam a população”.

 

 

 

Os trâmites para a permissão de uso dessas áreas tiveram início em 2008. O secretário Municipal de Saúde, Carmino de Souza, por sua vez, reafirmou que as parcerias têm um valor enorme no trabalho da Administração Municipal. “A estrutura da Associação e todo o trabalho que tem sido feito com o município só vai avançar. Tenho um enorme otimismo em relação ao que podemos fazer no futuro. A ACDC tem cedido espaço, atendido nossos pacientes mas essa cooperação pode ir muito além disso, também na área de educação e pesquisa”. 

 

 

 

Segundo o presidente da Associação, Fernando Biolcati Chiantia, é uma honra poder regularizar essas áreas. Ele conta que a entidade tem um caráter único e exclusivamente assistencialidade e de entidade de classe. “É um prazer para nós essa parceria com a Prefeitura de Campinas. Esse momento é importante para todos aqueles dirigentes que durante esse tempo brigaram por essa entidade e fizeram com que ela chegasse onde está. Que possamos duplicar esses 93 anos com esse caráter assistencialista àqueles que necessitam da odontologia e aos colegas que precisam se especializar e se atualizar, ao atendimento à população e a parceria com a Prefeitura que é quem nos agracia com esse decreto”. 

 

 

 

 

O evento também teve a participação de Rosana da Costa Selhi, coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura de Campinas; do cirurgião-dentista Nilden Cardoso, conselheiro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP); autoridades legislativas; e membros da ACDC. 

 

 

 

 

Histórico

 

A Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC) foi fundada em 1926 unindo cirurgiões-dentistas da região para defender os interesses profissionais da classe e prestar atendimento odontológico à população carente. A entidade é responsável pela Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP), que ministra treinamentos em todas as especialidades da odontologia, além de promover palestras e eventos.

 

Por meio dos cursos do centro de treinamento e capacitação da ACDC são realizados atendimentos aos pacientes encaminhados pelos centros de saúde nas especialidades de cirurgia, dentística, endodontia, halitose, implantodontia, ortodontia, ortopedia, periodontia, prótese e outros.Todos os atendimentos ocorrem em clínicas projetadas com tecnologia de ponta e estrutura de altíssima qualidade. Exemplo disso são os microscópios e oxido nitroso disponíveis em todas as clínicas. Nos últimos dez anos a entidade realizou 121.426 atendimentos.

 

A ACDC cede à rede municipal, desde 2003, a clínica para o serviço de diagnóstico e tratamento de lesões bucais. Um dos profissionais da rede, o dentista Rogério da Silva Jorge, atende a população na ACDC. Somente em 2018, foram realizadas 350 biópsias, além de remoções de cistos, tumores de boca e extrações de dentes de pacientes com doenças de boca e de face.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com