Connect with us

Nossa Cidade

Defesa Civil apresenta, nesta tarde, aparelho que monitora volume do rio

A Defesa Civil realiza, na tarde desta quarta-feira, dia 16 de dezembro, uma demonstração do funcionamento do linígrafo. O aparelho está instalado no Rio Atibaia, em Sousas, e serve para monitorar o volume do rio. A apresentação será a partir das 14 horas (o ponto de encontro é a subprefeitura de Sousas: Rua Maneco Rosa, 52) em parceria com a subprefeitura de Sousas e a Cimcamp (Central de Monitoramento Integrado de Campinas).

O linígrafo vai funcionar em caráter experimental e foi instalado gratuitamente por uma empresa. A importância do aparelho é minimizar as consequências de uma enchente, já que o linígrafo traça o monitoramento do rio e emite um alerta quando o nível sobe além do considerado seguro. Este acompanhamento permite que a Defesa Civil faça ações preventivas de proteção da população que mora próximo ao curso da água.

Esta é mais uma medida dentro da Operação Verão 2020/2021, em vigor desde o dia 1º de dezembro e que se estende até o dia 31 de março de 2021.

A Operação agrega um conjunto de medidas para a redução dos riscos de desastres, como vistorias preventivas e monitoramento de áreas de risco de enchentes, que tem como objetivo minimizar as consequências das chuvas fortes e dos temporais típicos da estação mais quente do ano.

As ações são baseadas no acompanhamento de índices pluviométricos, na previsão do tempo e nas vistorias de campo. Em caso de raios, chuva forte, a população pode acionar a Defesa Civil de Campinas pelo telefone 199, disponível 24 horas.

As ações preventivas desencadeadas no município colocaram Campinas na Campanha Mundial para a Redução de Desastres, chamada “Construindo Cidades Resilientes”. A iniciativa é do Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com