Connect with us

Nossa Cidade

Defesa Civil e Unicamp promovem oficina sobre conservação de polinizadores

Dentro das ações da Operação Estiagem 2022, foi realizada nesta sexta-feira, dia 22 de julho, uma oficina sobre o Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação dos Insetos Polinizadores Ameaçados de Extinção, no auditório de Defesa Agropecuária da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), em Campinas. O evento foi promovido pelo Centro de Resiliência a Desastres de Campinas (CRDC), coordenado pela Defesa Civil, e o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres na Universidade (Ceped) da Unicamp, com apoio da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp).

Ministrada por especialistas do Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado (CBC), do Instituto Chico Mendes (ICMBio), e pela Secretaria Estadual de Agricultura, a oficina abordou o plano de ação para mais de 60 espécies de insetos polinizadores, incluindo abelhas, borboletas e mariposas.

O objetivo do PAN é reduzir o risco de extinção destes insetos com ações integradas entre sociedade e poder público, de modo a promover a conservação dos habitats e a manutenção das funções e serviços ecossistêmicos de polinização. Entre as ações necessárias estão a redução das ameaças aos insetos polinizadores, tais como substâncias tóxicas, queimadas, extração irregular e espécies exóticas invasoras.

Segundo o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, a oficina permitiu aos “agentes terem dimensão da importância e necessidade da proteção dessas espécies para poder integrar essa demanda em futuros planejamentos”.

Como desdobramento da oficina, o ICMBio fará a compatibilização das áreas estratégicas de proteção de abelhas em Campinas com as áreas de risco para queimadas mapeadas pela Defesa Civil de Campinas. “A primeira etapa é esse diagnóstico e a partir desse mapeamento, novas ações de proteção poderão ser planejadas”, afirmou Furtado.

Além de Campinas, a oficina também teve participantes de Cosmópolis, Paulínia e Americana.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com