Connect with us

Nossa Cidade

Defesa Civil emite boletim meteorológico especial de alta temperatura

 
A Defesa Civil do Estado informa que, entre quinta-feira, 14 de dezembro, e sábado, 16 de dezembro, com o predomínio de uma massa de ar quente, as temperaturas tendem a subir gradativamente, com momentos de calor intenso nas regiões de Campinas e Sorocaba. 
 
Como há previsão de máximas de 35°C e sensação térmica de 36°C, é importante se proteger do sol, evitar exercícios ao ar livre nos períodos mais quentes dos dias e manter hidratação constante, bebendo bastante água. 
 
As altas temperaturas demandam cuidados e atenção para prevenir os impactos do calor na saúde e bem-estar de pessoas e animais. Além disso, recomenda-se não atear fogo na vegetação, pois isso é um crime ambiental e o risco para incêndios será elevado. 
 
Cuidados 
 
Para enfrentar as altas temperaturas e a baixa umidade do ar, é preciso tomar alguns cuidados, como evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, beber água à vontade para evitar a desidratação, umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e molhamento de jardins e procurar manter-se protegido do sol.
 
Outras recomendações da Defesa Civil são realizar refeições leves e frias mais vezes ao dia, utilizar soro fisiológico nos olhos e narinas e dar preferência a ambientes arejados, evitando aglomerações. É preciso ter mais atenção ainda com os idosos, crianças, pessoas com doenças crônicas e gestantes que podem ficar desidratados mais rapidamente.
 
Pets também preocupam
 
Em relação aos pets, a hidratação é essencial. Os tutores devem manter sempre recipientes com água fresca em casa e trocar a água pelo menos duas vezes por dia. Os animais também precisam ter uma área de sombra, arejada e ventilada, para poder descansar e se abrigar do sol. 
 
Passeios nos momentos de sol quente devem ser evitados. O calor do asfalto pode até mesmo queimar as patas dos animais, como os cachorros. Uma dica é levar água ou recipiente que possa ser preenchido se o lugar do passeio tiver bico de torneira.
 
Incêndios
 
O aumento de incêndios é outra preocupação dos órgãos públicos. O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, reforça que atear fogo na vegetação além de ser crime ambiental, eleva o risco para incêndios.
 
Emergências, como focos de incêndio, devem ser avisadas imediatamente ao Corpo de Bombeiros pelo 193.
 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com