Connect with us

Nossa Cidade

Defesa Civil faz treinamento em Itatiba para prevenção de desastres

A Defesa Civil de Campinas realizou sexta-feira, dia 2 de fevereiro, um treinamento com diversos setores da Prefeitura de Itatiba para gestão em situação de enchente no município. O objetivo, segundo Sidnei Furtado, coordenador da RMC e diretor da Defesa Civil de Campinas, foi o de “estabelecer procedimentos que facilitem a preparação e execução de ações  de resposta de desastres pela Prefeitura de Itatiba”.

A atividade contou também com o apoio da IMA (Informática de Municípios Associados), que desenvolveu uma infraestrutura para a atividade, e da Secretaria de Comunicação, que colaborou com o treinamento de porta-vozes e uma análise das respostas em comunicação da equipe de governo de Itatiba. Uma psicóloga da USP (Universidade de São Paulo), a professora doutora Elaine Gomes dos Reis Alves, também participou da atividade, orientando sobre o processo de tomada de decisões em situações de grande estresse.

O prefeito do município, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, elogiou a iniciativa e viu na atividade uma boa estratégia para melhorar a resposta do município ao risco de enchentes. Ele também elogiou o preparo da equipe de Campinas, que desenvolveu simulações de crise para o treinamento.

Durante a atividade, foi montado um Centro de Operação de Emergência (COE), que teve a missão de lidar com as situações apresentadas, administrando logística, cooperação intersetorial no município, articulando auxílio com outras cidades da região e construindo uma estratégia de comunicação para com a imprensa, em meio a informações, ora falsas, ora verdadeiras, em redes sociais.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com