Connect with us

Nossa Cidade

Defesa Civil recebe nova viatura para ajudar na Operação Estiagem 2019

A Defesa Civil de Campinas recebeu na manhã desta sexta-feira, 26 de julho, uma nova viatura – caminhonete, equipada com um conjunto de combate a incêndios, composto por um tanque com capacidade para 400 litros e outros equipamentos. Campinas foi a primeira cidade da Região Metropolitana de Campinas a receber a unidade, que vai servir de modelo para os demais municípios da RMC. O veículo vai começar a operar no começo de agosto em atividades de vistorias preventivas e de combate a princípios de incêndio atendendo a Operação Estiagem 2019. Também servirá para visitar áreas de preservação e atuar no apoio às ocorrências do Corpo de Bombeiros em matas.

Este ano, a Defesa Civil de Campinas, em parceria com o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), está fazendo o monitoramente de áreas de risco de queimadas via satélite. 

A partir da indicação das imagens fornecidas pelo satélite, a Defesa Civil faz uma vistoria preventiva no local. Segundo o diretor do órgão, Sidnei Furtado, essas ações ocorrem diariamente. “Se tiver em locais que são potenciais focos de incêndio, a Defesa Civil faz o primeiro atendimento e já aciona imediamente o Corpo de Bombeiros”, explica Sidnei. “Esse trabalho de integração que temos com os Bombeiros é muito importante na prevenção de riscos e queremos levar esta proposta que vamos levar para outras cidades da RMC”, destacou Furtado.

Durante a Operação Estiagem deste ano, a Defesa Civil atendeu 49 ocorrências de 1º de maio a 24 de julho. A unidade de apoio de combate a incêndios entregue hoje à Defesa Civil foi adquirida com recursos do Fundocamp, vinculado à Agência Metropolitana de Campinas – Agemcamp. Na cerimônia de entrega na manhã desta sexta-feira no Paço Municipal, o Corpo de Bombeiros também recebeu duas novas viaturas para a corporação. A primeira é uma veículo de resgate que foi doada pelo governo do estado de São Paulo e, a segunda, é um carro, usado para vistorias e apoio às ocorrências. 

 

Operação Estiagem

A Operação Estiagem 2019 começou em 1º de maio e vai até 3 setembro. Durante este período, a Defesa Civil, em parceria com outros órgãos públicos, faz ações de prevenção a riscos, como, por exemplo, a prevenção e o monitoramento de queimadas. 

Esta época do ano tem como característica a falta de chuvas, o que causa a baixa umidade relativa do ar e as altas temperaturas que são causas dos focos de incêndios.

A Defesa Civil é a protagonista da Operação, mas todo o trabalho envolve uma ação multidisciplinar de secretarias que compõem o Comitê Municipal de Gestão de Risco e Gerenciamento de Desastres. 

Campinas é certificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como cidade modelo de boas práticas na construção de resiliência para a redução de riscos e desastres. 

No dia 16 de maio deste ano, a Defesa Civil conquistou o prêmio Sasakawa das Nações Unidas para a redução de desastres, que foi entregue em Genebra, na Suíça. Este é o mais importante prêmio internacional concedido a instituições que tomam iniciativas ativas na redução de riscos de desastres e Campinas concorreu com 61 candidaturas de 31 países. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com