Connect with us

Nossa Cidade

Defesa Civil registra queda nas queimadas durante Operação Estiagem 2019

O número de focos de queimadas diminuiu drasticamente nos meses de estiagem de 2018 a 2019 em Campinas. Foram 63 ocorrências registradas de 1º de maio a 26 de agosto deste ano contra 212 no mesmo período do ano passado. Os dados são da Defesa Civil de Campinas que, desde o ano passado, adotou o sistema de notificação de queimadas por meio do monitoramento via satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

 

 

A Defesa Civil realiza nesses meses, todos os anos, a Operação Estiagem, entre os meses de maio e setembro. A partir de 1º de maio de 2018, passou a registrar as ocorrências de queimadas com base nas imagens de satélites do INPE.

 

 

A Defesa Civil tem intensificado a cada ano o trabalho preventivo, ajudando a combater focos de incêndios na cidade. Os treinamentos têm sido constantes e as vistorias preventivas aumentaram de um ano para o outro também: 166 de maio a 26 de agosto de 2018 para 291 no mesmo período de 2019.

 

A frota da Defesa Civil também foi reforçada recentemente com a entrega de novas viaturas para serem usadas nas atividades operacionais (nas vistorias em campo) e administrativas.

 

 

Na última sexta-feira, dia 23 de agosto, a Defesa Civil realizou um treinamento na Mata de Santa Genebra, administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira. Foi uma atividade que teve o objetivo de verificar o grau de preparação para um eventual situação de desastre ou incêndio de grandes proporções na mata e no seu entorno. O treinamento envolveu a diretoria técnica científica e de infraestrutura.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com