Connect with us

Nossa Cidade

Desafio de Matemática “Campinação” estimula alunos da rede municipal

O 1º Desafio de Matemática “Campinação” foi uma das novidades da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas deste ano. Depois das duas primeiras etapas, a final do desafio aconteceu na terça-feira, dia 24 de outubro, no Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas, onde foram conhecidas as escolas vencedoras.
A gincana teve como proposta incentivar e estimular os alunos do Ciclo II (4º e 5º anos) e Ciclo IV (8º e 9º anos) da rede municipal de ensino para a aprendizagem da matemática e sua relação com o cotidiano, utilizando as tecnologias educacionais.
Com várias atividades, oficinas, palestras e eventos, a 5ª Semana Municipal de CT&I teve início na segunda-feira, dia 23, e termina no próximo domingo, dia 29, acompanhando o mesmo período de realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em todo o país. Em Campinas também foi adotado o tema nacional da Semana: “A Matemática está em tudo”.
Para o Campinação, o tema posto em debate aos estudantes foi “Os resíduos sólidos (lixo) da escola e de seu entorno”. As equipes de alunos inscritos desenvolveram o projeto de pesquisa e resolveram os desafios de matemática, de acordo com as instruções do regulamento. A gincana teve a participação de 32 grupos da rede municipal de ensino, compostos por cerca de 200 alunos.
No desafio do Ciclo II (4 e 5º anos), a equipe campeã é da EMEF Raul Pila, do Jardim Flamboyant. No Ciclo IV (8º e 9º anos), a vencedora foi a EMEF Edson Luis Lima Souto, da Vila San Martin.
As cinco escolas finalistas foram premiadas com videogame, estudo do meio no CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) e Aeroporto Internacional de Viracopos, projeto de arborização e ingressos para o Circo Stankowich. “O Campinação buscou estimular o raciocínio lógico e despertar o interesse dos alunos pela matemática, ciência fundamental para o desenvolvimento dos jovens. Parabéns aos estudantes, professores e colaboradores pelo comprometimento durante a realização deste projeto”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, que fez a abertura da final do Desafio.
O Campinação foi uma realização conjunta entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, com o apoio das secretarias de Serviços Públicos e de Esportes e Lazer.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com