Connect with us

Cultura & Lazer

Desafio Unicamp 2020 tem inscrições gratuitas abertas até 25 de março

Desafio Unicamp 2020 tem inscrições gratuitas abertas até 25 de março

Os interessados em empreender ou conhecer o empreendedorismo baseado em tecnologia já podem se inscrever gratuitamente para a 10ª edição do Desafio Unicamp, uma competição de modelagem de negócios baseada nas tecnologias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que premia a equipe vencedora com até R$ 15 mil.

O cadastro permanece aberto até 25 de março (mediante disponibilidade de vaga) para qualquer pessoa, maior de 18 anos, interessada em conhecer empreendedorismo e se capacitar. O evento é organizado pela Agência de Inovação da Unicamp e se trata do principal programa da universidade que capacita interessados, vinculados ou não à instituição, sobre conceitos de empreendedorismo.

Em 2019, por exemplo, a competição foi reconhecida como a melhor prática inovadora no Brasil pelo Ranking de Universidades Empreendedoras, salienta o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp, sobre a iniciativa.

Nos últimos dez anos, o Desafio Unicamp já capacitou gratuitamente mais de 2,7 mil pessoas de todo o Brasil sobre conceitos de inovação, empreendedorismo baseado em tecnologia e modelagem de negócios, com mentores empresariais e acadêmicos.

“O Desafio é um dos principais programas da Unicamp que, além de prover a educação em empreendedorismo, tão importante para a nossa comunidade interna e para a sociedade como um todo, também permite difundir nossas tecnologias e fomentar a criação de novas empresas, especialmente, aquelas oriundas de tecnologias da Unicamp chamadas de spin-off. Isso possibilita que o conhecimento da Universidade possa colaborar na criação de novos serviços e produtos para a sociedade”, salientou Frateschi sobre a relevância e impacto do programa.

Caso de sucesso

Um dos exemplos de sucesso é o caso da empresa-filha da Unicamp chamada Rubian Extratos, uma das equipes finalistas do Desafio Unicamp de 2014 e que depois se graduou na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). Hoje, o empreendimento mantém parcerias de pesquisas e licenciamento de tecnologias da Unicamp.

A primeira fase obrigatória do Desafio Unicamp é um Workshop sobre Lean Canvas, seguido por rodadas de speed mentoring com mentores empresariais que comentarão os modelos das equipes.

O evento ocorrerá em 4 de abril, a partir das 8h30, na Expo Dom Pedro, em Campinas, no interior de São Paulo. As inscrições são realizadas somente em equipes de no mínimo três e no máximo cinco pessoas pela internet.

Empreendedorismo

O Desafio Unicamp completa em 2020 a 10ª edição como a principal atividade de promoção do empreendedorismo da universidade, organizado pela Inova Unicamp. Trata-se de uma competição de empreendedorismo tradicionalmente baseada em tecnologias da instituição de ensino.

Os patrocinadores da 10º edição do Desafio Unicamp são Neuralmind, FM2S, Solvay Group, ClarkeModet e Baita Aceleradora. Os apoiadores consistem nas seguintes instituições: Incamp, Prefeitura de Campinas, Núcleo Campinas, Câmara Brasil-Alemanha, Castelo Creative Space, Venture Hub, Campinas Tech, Liga Empreendedora, Centro de Empreendedorismo da Facamp e Angel Education.

Mais informações sobre o Desafio Unicamp 2020 podem ser obtidas pelo site www.inova.unicamp.br/desafio.

Fonte: SP

Confira mais notícias da Região.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com