Connect with us

Nossa Cidade

Desativação de leitos de covid-19 e Mário Gattinho estarão na pauta de 5ª

O Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (Comitê Covid) começa a discutir, a partir desta quinta-feira, 10 de março, um cronograma de desativação dos 15 leitos de UTI e 25 de enfermaria para pacientes com covid-19 na Unidade Hospitalar Mário Gatti-Amoreiras. Também será pauta para o Comitê o cronograma de obras no prédio para a implantação do Hospital Pediátrico Mário Gattinho.

O planejamento ocorre em função da redução substancial de internações por síndromes respiratórias agudas graves. Também diminuiu a busca de atendimentos de sintomáticos respiratórios na unidade, informou o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, em live na tarde desta quarta-feira, dia 9.

O Mário Gatti-Amoreiras chegou a atender até 400 pacientes com sintomas gripais por dia, e atualmente a média diária está em 80. O mesmo ocorre no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Ouro Verde), que chegou a atender cerca de 300 por dia, e agora recebe em torno de 50. “Nas unidades de pronto atendimentos também há redução na procura e, o que é importante, com baixo índice de Covid”, afirmou Bisogni. O Mário Gatti-Amoreiras tem, nesta quarta-feira, seis pacientes internados na UTI e 16 em leitos de enfermaria.

Segundo o prefeito Dário Saadi, a requisição administrativa do prédio onde funcionava o Hospital Metropolitano, ocorrida em março do ano passado, foi fundamental na condução da pandemia. “A requisição do prédio foi uma decisão difícil, tomada no auge da pandemia, mas que se mostrou acertada. O hospital vem prestando um serviço fantástico, tirou o atendimento de Covid do Hospital Mário Gatti, permitiu ampliação de leitos de enfermaria, UTI e retaguarda”, afirmou.

O prefeito lembrou que a locação do imóvel, em julho de 2021, teve como meta programar a implantação do hospital pediátrico assim que os indicadores da pandemia permitissem. Os indicadores atuais mostram uma queda sustentada em busca de atendimentos, de internações, de novos casos e de óbitos.

“A partir de amanhã, o Comitê Covid vai discutir o cronograma da desativação dos leitos, a agenda de obras para adaptação do prédio ao atendimento pediátrico e o início do funcionamento do Mario Gattinho, disse Dário.

O futuro hospital infantil abrigará o pronto-socorro infantil, a UTI e a enfermaria pediátrica que hoje funcionam no Hospital Municipal Mário Gatti. Com a transferência da área pediátrica, o Hospital Mário Gatti ampliará seu pronto-socorro e enfermaria para atendimento de adultos.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com