Connect with us

Hortolândia

Dez vias com radar terão equipamento que flagra excesso de velocidade

A instalação dos dispositivos que fiscalizarão eletronicamente o trânsito em Hortolândia tem o objetivo de salvar vidas de pedestres e motoristas. Os 38 pontos de fiscalização instalados pela Prefeitura começam a funcionar neste domingo (20/01).

radar-velocidade-hortolandia-noticias

A instalação dos dispositivos que fiscalizarão eletronicamente o trânsito em Hortolândia tem o objetivo de salvar vidas de pedestres e motoristas. Os 38 pontos de fiscalização instalados pela Prefeitura começam a funcionar neste domingo (20/01).

Destes, dez equipamentos são exclusivos para fiscalização de excesso de velocidade e estão nas seguintes vias: na Av. da Emancipação; Av. Olívio Franceschini, Av. Santana (Jd. Amanda); Av. São Francisco de Assis (Vila Real); Av. Thereza Ana Cecon Breda (Vila Real); Av. Brasil (Jd. Amanda); Estrada Municipal Sabina Batista de Camargo (região do Jd. Novo Ângulo e Carmem Cristina); e rua Augusto dos Anjos (Jd. Amanda); rua Luiz Camilo de Camargo (região Central); e rua Otaviano de Figueiredo Breda (Loteamento Adventista Campineiro).

“Diminuir a velocidade é salvar vidas. Tanto pedestres quanto motoristas estarão mais seguros com os novos limites de velocidade. Além disso, teremos dispositivos diferentes instalados. A lombada eletrônica, por exemplo, é específica para a proteção do pedestre, marcando a velocidade pela qual o veículo está trafegando na via”, observa o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

Até o dia 20 de fevereiro será realizada uma ação educativa: o infrator flagrado receberá uma notificação de alerta de que ele estava trafegando acima do limite de velocidade permitido. Já a partir do dia 21 de fevereiro, o motorista será autuado, o que pode resultar em pagamento de multa.

A Prefeitura realiza trabalhos de conscientização junto aos motoristas. As ações variam desde a colocação de 55 faixas por toda a cidade para indicar o início da operação dos radares, os avisos nos painéis de LED na avenida Santana, no Jardim Amanda, e na avenida da Emancipação, onde também foi instalado um sinal piscante acoplado a uma placa que indica o limite de velocidade permitido de 50 km/h no trecho próximo ao Hospital Municipal Mário Covas, no sentido bairro-Centro. A Prefeitura ainda divulga materiais públicitários nas redes sociais oficiais da Administração Municipal. O objetivo das ações é alertar o motorista que circula nas vias a respeitar os limites de velocidade. 

MOTOCICLETAS

Um estudo sobre acidentes de trânsito elaborado pela Prefeitura em 2017 traz um dado alarmante no perfil das vítimas: 55% das pessoas feridas estiveram envolvidas em acidentes com motos. Foram 26 acidentes com vítimas fatais, sendo que oito eram motociclistas. Este tipo de acidente normalmente acontece à noite, com envolvimento maior de homens jovens, com idade entre 18 e 24 anos, e 30 e 34 anos, na mesma proporção.

“As novas velocidades valem para as motocicletas. Com a ação, esperamos também diminuir os acidentes com este tipo de condução”, completa o secretário de Mobilidade Urbana.

As ações de segurança viária em Hortolândia integram o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços que a Administração Municipal realizará para reestruturar o sistema viário, modernizar a cidade, gerar emprego e renda, com sustentabilidade e planejamento.

Além da implantação de radares, a Prefeitura realiza diversas medidas para a melhoria da segurança viária em Hortolândia; o reforço na sinalização de trânsito em ruas próximas a escolas e nas vias mais movimentadas, trabalho realizado em parceria com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com