Connect with us

Nossa Cidade

Dia D promove inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

 

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, em parceria com o Ministério do Trabalho, promove nestas quinta-feira, dia 27 de setembro, e sexta-feira, dia 28 de setembro, a primeira etapa da 5ª Edição do Dia D, que tem por objetivo a inclusão no mercado de trabalho das pessoas com deficiência (PcDs) e reabilitados do INSS. Até o final da tarde desta quarta-feira, dia 26 de setembro, o painel de vagas do CPAT indicava 223 vagas de emprego para pessoas com deficiência, e que serão ofertadas a este público durante os dois dias da ação no CPAT Centro.

 

 

Pela primeira vez desde que começou a ser realizado em Campinas, o Dia D terá duas etapas. A primeira será nestas quinta e sexta-feira, e a segunda nos dias 25 e 26 de outubro. Nesses dias, o atendimento será exclusivo para as PcDs e se concentrará na unidade Centro do CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador), avenida Campos Salles, 427, das 8h às 16h, com distribuição de senhas para atendimento até as 15h.

 

 

A opção de dividir o evento em duas etapas se deu pelo grande número de empresas notificadas pelo Ministério do Trabalho para participar do Dia D, quatro vezes mais do que nos anos anteriores. Para a edição deste ano, 159 empresas foram notificadas. Destas, cerca de 60, na média de 30 por dia, estarão presentes no CPAT ofertando as vagas e fazendo a seleção de candidatos. As vagas são para diversos segmentos (indústria, comércio e serviços) e para diferentes níveis de escolaridade, desde fundamental incompleto até nível superior.

 

 

Importância do evento

 

 

O secretário de Trabalho e Renda de Campinas, Luis Yabiku, ressaltou a importância da inclusão das PcDs no mercado de trabalho. ”Ao contratarem uma pessoa com deficiência, as empresas oferecem a elas não apenas um emprego, mas uma nova perspectiva de vida”, afirmou.

 

 

Durante a realização do Dia D, toda a estrutura do CPAT será colocada à disposição para o atendimento e encaminhamento das pessoas com deficiência às empresas contratantes, que realizarão o processo seletivo no próprio local. “Vale ressaltar que esse serviço de inclusão das PcDs no mercado de trabalho é feito pelo CPAT durante todo o ano”, explicou Yabiku.

 

 

Como participar

 

 

Para participar dos processos seletivos, o candidato deverá passar pelo Setor de Atendimento ao Trabalhador no CPAT para efetivação do cadastro e verificação de oportunidades que estejam de acordo com o seu perfil profissional. Para tanto, os interessados deverão apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho, Cartão do PIS/PASEP ou Cartão-Cidadão e comprovante de endereço.

 

 

“As pessoas com deficiência devem realizar seus cadastros no Sine por meio do portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho ou diretamente com um dos atendentes do CPAT. Isso pode ser feito durante o próprio Dia D”, destacou a coordenadora do CPAT, Silvia Garcia.

 

 

Sobre o CPAT

 

 

Inaugurado em 16 de junho de 2008, o CPAT tem como objetivo intermediar ações de procura e oferta de mão de obra, seguro-desemprego, qualificação social e profissional, além de levantar informações sobre mercado de trabalho, garantindo um espaço destinado ao atendimento do trabalhador. Essas ações são desenvolvidas através do Convênio Plurianual firmado com o Ministério do Trabalho. O CPAT Centro fica na Avenida Campos Salles, 427.

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com