Connect with us

Nossa Cidade

Dia da Visibilidade Trans: Ambulatório Transcender tem recorde de assistência

A Secretaria de Saúde de Campinas celebra o Dia Nacional da Visibilidade Trans nesta segunda-feira, 29 de janeiro, com a divulgação de um indicador importante sobre o avanço das políticas de inclusão no SUS Municipal: recorde de atendimentos no Ambulatório Transcender, centro de referência para assistência integral à saúde da população transexual, em 2023.
 
A unidade foi criada pela Prefeitura em 2020, funciona no Centro de Saúde (CS) Santos Dumont, região do Jardim Itatinga, e atende pessoas transexuais, travestis e não binárias.
 
A equipe multidisciplinar reúne profissionais de diferentes especialidades que contribuem para o acolhimento especializado em processo trans na rede pública: enfermeiro, médicos endocrinologista e ginecologista, assistente social e psicólogo.
 
Em 2023, a Secretaria de Saúde registrou 2.970 atendimentos, crescimento de 11% sobre os 2.675 contabilizados no ano anterior. As estatísticas de 2020 e 2021 podem ter sido influenciadas por reflexos do período mais letal da pandemia de covid-19.
 
 
Atendimentos
 
2020 – 1.187
2021 – 1.882
2022 – 2.675 
2023 – 2.970
 
"A equipe acredita que o crescimento de atendimentos é um reflexo multifatorial. Maior acesso às informações pelas equipes, já que os profissionais do ambulatório iniciaram um trabalho de ir a outras unidades de saúde para uma construção compartilhada da oferta dos serviços, e maior apropriação por parte dos usuários através de uma comunicação orgânica entre eles", avaliou a coordenadora do Ambulatório, Michele Cristina Leardini.
 
 
O que está disponível?
 
Os serviços oferecidos são acompanhamento clínico, acompanhamento pré e pós-operatório e hormonioterapia. 
 
 
Onde fica e como ter acesso?
 
O atendimento no Ambulatório Transcender ocorre mediante encaminhamento. Por isso, a pessoa precisa, inicialmente, procurar pelo CS de referência e solicitar:
 
– Atualização do Cartão Nacional de Saúde. Caso faça uso de nome social, é importante realizar a inclusão no cartão.
 
– Agendamento de consulta no Ambulatório Transcender. Pode ser realizado por qualquer profissional de nível superior via sistema Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo), e na sequência é necessário aguardar o retorno do CS com o ticket de agendamento, impresso com data, horário e local do atendimento.
 
O Ambulatório Transcender, assim como o CS Santos Dumont, está na Rua José Pinto da Silva, 81, Jardim Itatinga. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
 
Mais informações estão disponíveis pelo telefone (19) 3225-7145 ou por meio do e-mail saude.cssantosdumont@campinas.sp.gov.br.
 
 
E a terapia hormonal?
 
Neste momento, o fornecimento das substâncias é de responsabilidade do Estado, que abastece o município trimestralmente. Mas a dispensa para aplicação ocorre no próprio Ambulatório Transcender e a unidade faz acompanhamento periódico de pacientes.
 
 
Mais ações
 
A Saúde também promove espaços de educação permanente em toda a rede municipal com propósito de garantir o acolhimento em sua especificidade de forma humanizada.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com