Connect with us

Nossa Cidade

Dia de palestras e tratamentos de beleza encerram Outubro Rosa

Palestras e tratamentos de beleza no Hospital de Amor (Av. das Amoreiras, 860 – Parque Itália) encerram nesta segunda-feira, dia 31, o Outubro Rosa em Campinas. O evento contará com a presença da empresária e apresentadora Ana Hickmann. Haverá uma série de palestras sobre prevenção do câncer, enfrentamento da violência doméstica e empoderamento feminino, além de tratamento de beleza para mulheres que se interessarem em prestigiar a ação. O evento é gratuito e aberto a todas que comparecerem ao local.

Trata-se de uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, da Guarda Municipal, do Hospital de Amor e do Instituto Ana Hickmann. Começa às 9h30 e vai até 16h30.

“O propósito da iniciativa é contribuir para a conscientização sobre os cuidados com a saúde e promover a autoestima e a emancipação da mulher no enfrentamento desse grande desafio de saúde pública, que causa tanto sofrimento e perdas para famílias e para a sociedade como um todo”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres e a segunda causa de morte entre todas as outras enfermidades, perdendo apenas para doenças cardiovasculares. A melhor forma de prevenir o câncer de mama é realizar exames anuais. 

Na segunda-feira, representantes do Hospital de Amor farão palestra sobre a prevenção e cuidados para combater e tratar o câncer de mama, assim como mostrar os serviços públicos de apoio a saúde e psicológico. A Guarda Municipal e o Ceamo farão palestras de segurança e dos serviços públicos de apoio à mulher vítima da violência doméstica. O Instituto Ana Hickmann oferecerá a palestra “Sonhar, apreender e realizar” sobre a importância do empoderamento, a formação e o conhecimento para o desenvolvimento pessoal e as oportunidades profissionais e independência financeira; e a entidade Eloluz oferecerá a palestra “Sonhar e realizar”, sobre o direito de trazer seu próprio caminho, mostrando a força interna para vencer as dificuldades.

Outubro Rosa

O “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome faz referência à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. 

O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas relacionadas ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao “Outubro Rosa” foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em 2 de outubro de 2002.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com