Connect with us

Nossa Cidade

Dia Internacional do Brincar é comemorado com ação no Paço Municipal

Cantigas de roda, amarelinha, brincadeiras tradicionais, pintura, apresentação de teatro foram algumas das atividades que embalaram o dia 28 de maio – Dia Internacional do Brincar, no Paço Municipal. A ação integra a segunda edição da Semana do Brincar – A paz em língua de brincar, realizada pela Prefeitura até a próxima sexta-feira, 31.

Além de participarem das brincadeiras preparadas especialmente para eles, os filhos dos servidores que trabalham no Paço Municipal, também foram convidados a ver a rotina de trabalho de seus pais conhecendo o local onde realizam suas atividades profissionais diariamente. 

 

Além disso, como parte da programação, os pequenos visitaram a Biblioteca Professor Ernesto Manoel Zink e assistiram a apresentação teatral dos bonecos da Turminha Inclusão na Diversão formada por bonecos que representam crianças com deficiência.

 

A secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira participou desse momento de descontração com as 48  crianças e agradeceu aos pais pela confiança e participação na proposta do dia. “O dia de hoje foi importante para que os filhos dos servidores pudessem saber a importância que o trabalho de seus pais têm para a prestação de serviços públicos aos cidadãos de Campinas. Além disso,  brincando junto com seus pais as crianças puderam expressar através de seus desenhos a preocupação com uma cidade mais cooperativa e igualitária. Foi uma alegria recepcioná-los”, comemorou a secretária.

 

Semana do Brincar

A segunda edição da Semana do Brincar teve início no dia 24 de maio com uma ação na rua 13 de maio, no centro. As atividades continuam até o dia 31, em diversos pontos da cidade, com o objetivo de refletir e debater o brincar como linguagem de educação para a paz e sua importância no desenvolvimento da primeira infância. 

 

A Semana dá continuidade às ações do movimento #CampinasPelaPaz e tem o intuito de reconhecer o direito de brincar e seu papel na construção de uma cultura de paz, por meio do resgate dos laços comunitários forjados no respeito, tolerância e fortalecimento dos vínculos. O projeto também objetiva criar “pontos de brincar” e “territórios do brincar” pela cidade.

 

As ações são gratuitas e abrangem oficinas de construção de brinquedos; jogos ao ar livre; brincadeiras tradicionais; música e dança; contação de histórias; origami; ateliê de artes; pintura; feira de troca de brinquedos; jogos e dinâmicas sobre educação, cidadania e segurança no trânsito; jogos e atividades interativas e educativas. A programação completa está disponível no Portal da Prefeitura www.campinas.sp.gov.br 

A ideia central da semana é ter as brincadeiras como ferramentas de educação para a paz e ainda reforçar sua importância no desenvolvimento da primeira infância. A semana campineira integra-se ao Movimento pelo Brincar, criado em 1996, na Suíça, e comemorado em 28 de maio, data reconhecida pela Unesco. O Movimento se espalhou pelo mundo e, desde 2009, foi ampliado para a Semana Mundial do Brincar.

 

A Semana Municipal do Brincar é organizada pela Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH). A secretaria tem como parceiras organizações que atuam na proteção à infância e na construção da paz.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com