Connect with us

Nossa Cidade

Diagnóstico do estudo do Plano Viário é apresentado em reunião setorial

Na manhã desta quinta-feira, dia 18 de janeiro, a Secretaria de Transportes, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), realizou reunião setorial para apresentação do diagnóstico do Plano Viário / Mobilidade de Campinas. Este primeiro encontro, realizado no Auditório da Sanasa, foi voltado para representantes do Executivo e órgãos municipais.

 

 

 

Participaram do encontro os secretários Carlos José Barreiro, de Transportes e presidente da Emdec; Solange Villon Kohn Pelicer, de Educação; André von Zuben, de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo; o vereador Permínio Monteiro, representando o Legislativo; e técnicos e representantes da Emdec, secretarias e órgãos municipais.

 

 

 

Na abertura do evento, o secretário Barreiro destacou que “é a primeira vez, na história de nossa cidade, que Campinas terá um plano de longo prazo para o trânsito e o transporte”.

 

 

 

O Plano Viário será o instrumento de orientação do desenvolvimento da infraestrutura viária do município para o horizonte dos próximos 10 e 25 anos. O Plano, como parte integrante do Plano de Mobilidade Urbana, conterá as diretrizes que fundamentam a ação pública nos transportes; delimitam os espaços de circulação, indicando prioridades que regulem a relação entre o Poder Público e os agentes privados provedores de serviços de transporte; e disciplinará o uso público dos espaços de circulação.

 

 

 

O diagnóstico do Plano Viário foi apresentado pela equipe técnica da empresa TTC, contratada responsável pela elaboração do estudo. Dentro dos apontamentos, estão vários pontos de estrangulamento de trânsito no município; as calçadas sem padronização e infraestrutura adequada; e a questão do privilégio ao transporte público.

 

 

 

O próximo passo do trabalho será a elaboração de propostas para a solução dos problemas. Em seguida, a construção de uma Minuta de Projeto de Lei, para a devida tramitação. Os trabalhos seguem até o final de 2018.

 

 

 

Na próxima quarta-feira, dia 24 de janeiro, será realizada nova reunião setorial sobre o diagnóstico do Plano Viário. Dessa vez voltada para representantes de entidades de classe e todos os interessados. O encontro será a partir das 9h, no Auditório da Ima, na Rua Padre João Garcia, 101, na Ponte Preta. Informações gerais e formulário para o esclarecimento de questionamentos ou dúvidas estão disponíveis no site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br. Na página principal há banner sobre o assunto.

 

 

 

Política Mobilidade Urbana

 

A Política Nacional de Mobilidade Urbana, conforme a Lei Federal nº 12.587/2012, define a Mobilidade Urbana como um atributo das cidades relativo à facilidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano.

 

 

 

Para o desenvolvimento e melhoria da Mobilidade Urbana, aspectos de transportes, de trânsito e de circulação devem ser tratados de forma articulada com o planejamento urbano, a gestão do uso do solo e a implantação do sistema viário, incluindo os passeios públicos.

 

 

 

Adicionalmente, o aumento do índice de mobilidade deve estar relacionado à melhoria das condições de locomoção, tanto no que diz respeito a sua quantidade e como a qualidade. A qualidade da mobilidade está associada à oferta e às características da infraestrutura (sistema viário, sistema cicloviário, sistema de circulação de pedestres); à oferta e ao grau de coordenação e de complementaridade dos diversos modais e à distribuição de atividades no território urbano.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com