Connect with us

Nossa Cidade

Documentário revela a jornada de um casal de jornaleiros de Campinas ao longo de 56 anos

Com estreia marcada para o dia 9 de maio, às 19h30, no Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), o documentário “O Jornaleiro – As memórias de Miro e Wolmar”, faz a reflexão de uma era em que a banca se tornou um local de encontro para a diversidade literária e como, ao longo do tempo, as mudanças tecnológicas trouxeram transformações culturais e sociais.

 

Além da estreia, haverá mais duas exibições direcionadas às escolas, uma, no Ceu Mestre Alceu (Jd. Florence), e outra no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo. Todas as exibições contarão com a presença do casal de jornaleiros para uma roda de conversa após a exibição.

 

O documentário foi realizado durante a pandemia de Covid-19 em 2021, pela fotodocumentarista Fabiana Ribeiro, que é filha de casal de jornaleiros de Campinas. Ela, percebendo os conflitos e sentimentos contraditórios que os pais, aos 83 anos, enfrentavam em relação às restrições da vida pandêmica, a decisão de fechar a banca, e as memórias que eles construíram durante anos de um trabalho árduo e extenuante, decidiu pelo documentário.

 

“Como aquele casal fez coisas arrojadas, construiu relações, como a Banca do Miro, como outras tantas outras, foram além de ser um comércio, eram pontos de cultura, de encontro entre as pessoas das mais diversas comunidades”, destaca Fabiana Ribeiro.

 

O documentário foi contemplado pelo edital 12/2022, Cultura em Casa, do Estado de São Paulo.

 

Sobre o documentário

 

Em um relato comovente que atravessa décadas, o documentário “O Jornaleiro – As memórias de Miro e Wolmar” mergulha profundamente na história de um casal de jornaleiros, cuja jornada de 56 anos deixou uma marca memorável na comunidade de Campinas.

 

Com seu início em 2020, ano marcado pela chegada da pandemia de coronavírus, o filme apresenta entrevistas e depoimentos exclusivos de Miro e Wolmar, proprietários de uma das bancas de jornais mais icônicas do coração da cidade; a Banca do Miro. O longo e emblemático legado do casal, que gerenciou a banca de jornais e revistas no centro da cidade, é agora imortalizado na tela, oferecendo um olhar íntimo sobre suas vidas e os desafios que enfrentaram.

 

A narrativa do documentário mergulha nos eventos que levaram ao fechamento temporário da banca durante a pandemia, não apenas como um acontecimento econômico, mas como o fim de uma era. Miro e Wolmar testemunharam as mudanças ao redor, servindo como faróis na comunidade e deixando uma marca permanente nas vidas dos habitantes locais ao longo das décadas.

 

Ao longo dos anos, Miro e Wolmar não apenas forneceram jornais e revistas à comunidade, mas também foram testemunhas das transformações que moldaram a região central da cidade. O documentário não apenas explora a história da banca, mas também o impacto que esse pequeno negócio teve na vida das pessoas ao longo do tempo. E como a região central sofreu mudanças.

 

“Através de entrevistas sinceras, imagens históricas e memórias pessoais do casal, o documentário busca capturar a essência de suas vidas e o papel vital que desempenharam na comunidade”, acrescenta Fabiana.

 

Serviço

Documentário O Jornaleiro – As memórias de Miro e Wolmar

Data: estreia: 9 de maio (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Mis Campinas

Endereço: Rua Regente Feijó, 859 – Centro – Campinas 

Entrada Gratuita

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com