Connect with us

Nossa Cidade

Domingo tem Viva Glicério com novas floreiras e Casa do Papai Noel

 

 

A terceira edição do projeto “Viva a Glicério” será neste domingo, 17 de dezembro, uma semana antes do Natal. A Avenida Francisco Glicério estará fechada para os veículos das 9h às 14h e será utilizada apenas para atividades de lazer, esporte e cultura.

 

 

O anúncio da terceira edição do “Viva a Glicério” foi feito pelo vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, que representou o prefeito Jonas Donizette na solenidade. “Que a população possa aproveitar ao máximo as atividades que vão ser realizadas nesse pedaço da nossa cidade, que diz respeito à nossa história, que é a Avenida Francisco Glicério. É mais uma oportunidade para as pessoas curtirem a principal avenida da cidade”, destacou.

 

 

O vice-prefeito ressaltou que o “Viva a Glicério” é uma forma do poder público fazer o seu papel de estimular o comércio, a cultura, a gastronomia, o esporte e o lazer. Os objetivos desse dia, segundo o vice-prefeito, são valorizar a área central, transformando-a em um grande “boulevard” e uma área de lazer que privilegia o convívio. O evento visa também beneficiar e fortalecer o comércio local, que ficará aberto das 8h às 22h.

 

 

O secretário municipal de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, disse que a cada ano o público tem aderido cada vez mais a esse evento. “Esse é o grande objetivo: que nós possamos viver mais a cidade que é nossa”.

 

 

A primeira edição do “Viva a Glicério” foi realizada no dia 18 de dezembro de 2016, domingo que antecedeu o Natal. Na ocasião, cerca de dez mil pessoas passaram pelo local. A segunda edição foi em 7 de maio deste ano, domingo que antecedeu o Dia das Mães. Foram 22 mil pessoas se divertindo e passando um dia diferente na região central.

 

 

Atrações

 

 

O “Viva a Glicério” tem uma programação de atividades artísticas, culturais, gastronômicas, de lazer e esporte. Haverá praça de alimentação com food trucks no Largo do Rosário. No anúncio do evento, cada secretaria envolvida no projeto fez a apresentação das atividades.

 

 

A partir das 9h, haverá o Domingo Fitness com apresentação de cinco academias; na sequência, às 10h, trampolim acrobático; às 11h, apresentação e aulas de ginástica artística e rugby adaptado. Também haverá patins in line (iniciação para crianças).

 

 

Próximo ao Largo do Rosário, às 11h, será a vez da apresentação de Kung Fu. Uma área kids receberá atividades de futebol, badminton, bolinha de sabão. As crianças poderão se divertir das 9h às 12h no tobogã, cama elástica e assistir uma simultânea de jogos de damas.

 

 

Nas proximidades da rua Conceição, haverá Bike Anjo (aprendizado gratuito de como andar de bicicleta), além de patins e skate. Em frente à Catedral, às 11h30, haverá o Dog Show (com os cães adestrados da Guarda Municipal). Na avenida Campos Sales, o Corpo de Bombeiros participará com a viatura.

 

 

Por parte da Emdec haverá exposição de carros antigos e minicircuito de trânsito (as crianças aprendem se divertindo).

 

 

Operação de trânsito

 

 

A Emdec fará uma operação especial de trânsito e transporte para a terceira edição do “Viva a Glicério”. No domingo, estará fechado o trecho entre a rua General Osório até a rua Ferreira Penteado. Por dia, circulam pela Avenida Francisco Glicério cerca de 20 mil veículos. As ações operacionais da Emdec começam a partir das 8h, seguindo até as 15h.

 

 

Haverá pré-bloqueio no cruzamento da Avenida Campos Sales com a rua José Paulino. A ação é necessária para impedir o acesso de veículos ao trecho bloqueado da Glicério.

 

 

Também será implantados desvios na José Paulino, General Osório e Anchieta; José Paulino, Benjamin Constant, Senador Saraiva, Viaduto Miguel Vicente Cury e Moraes Salles; e Doutor Quirino e Duque de Caxias, dependendo do destino.

 

 

O esquema operacional coloca em campo 25 agentes da mobilidade urbana, além de profissionais da área semafórica e da divisão de Controle Operacional (CCO). Outras informações sobre as mudanças podem ser conferidas no site da Emdec.

 

 

Floreiras e Papai Noel

 

 

A Avenida Francisco Glicério passou por amplo processo de revitalização, com o objetivo de deixá-la muito mais agradável e funcional. Quem for participar do evento verá o novo projeto de paisagismo na avenida Francisco Glicério. Nesta segunda-feira, 11 de dezembro, começaram a ser instaladas grandes floreiras com árvores nas calçadas, para garantir um colorido novo para o centro da cidade.

 

 

As árvores estão sendo plantadas em vasos gigantes de aço inoxidável. Os recipientes são grafitados e decorados com imagens de animais silvestres da fauna da Mata Santa Genebra. O projeto prevê a instalação de 99 vasos.

 

 

Além de passear pela Glicério, neste dia 17 de dezembro, a população poderá aproveitar para visitar o Palácio do Papai Noel, que está ali perto, no Palácio da Mogiana. O local fica na Avenida Campos Salles, esquina com a rua Visconde do Rio Branco, ao lado do CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador).

 

 

Esta Casa de Natal é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com a Prefeitura de Campinas. O palácio é uma atração gratuita e no domingo, dia 17, ficará aberta das 12h às 17h.

 

 

O projeto de ocupação da Avenida Francisco Glicério pelas pessoas envolve a participação de várias Secretarias e entidades, como Transportes/Emdec; Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo; Esportes e Lazer; Cultura; Serviços Públicos; Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública; Setec; Sanasa; Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) e Sindilojas.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com