Connect with us

Nossa Cidade

Educa TV amplia a sua grade de programação a partir de maio

A Educa TV, canal educativo da Secretaria Municipal de Educação, vai estar com a sua grade de programação mais recheada a partir de maio. Isso porque já estão em produção cinco novos programas, entre eles, o Curiosas Mentes, que vai abordar assuntos relacionados a ciências.

Por meio de vídeos educativos, com duração de 40 minutos cada, o Curiosas Mentes tem como cenário locais como o Museu Exploratório da Universidade de Campinas (Unicamp). No programa serão tratados assuntos como jogos digitais, robótica e programação, por exemplo. Ele pode ser assistido a partir do dia 31 de maio, sempre às sextas-feiras, às 20h.  

“Os espaços onde são feitas as gravações, assim como cada tema escolhido para ser abordado no programa, é feito com muito cuidado. Nosso foco é apresentar a ciência de forma divertida e mostrar como ela pode ser usada dentro e fora da sala de aula”, explicou a idealizadora do Curiosas Mentes, a coordenadora pedagógica Francis Roberta de Jesus.

“Planejamos ampliar a programação, mantendo sempre o equilíbrio entre entretenimento e educação. Somos uma TV pública, um espaço especial para a divulgação e as trocas culturais e artísticas”, afirma o diretor da Educa TV, Alexandre Tadeu, enquanto comenta sobre os futuros planos para o desenvolvimento e crescimento da emissora.

Além do Curiosas Mentes, o público também poderá prestigiar a Primeira Infância Campineira (PIC), Mania de Museu, Educa Talentos e alguns drops que trazem a programação da TV.

Grade de Programação

Com pouco mais de um ano no ar, a Educa TV surgiu com a missão de ser um canal público, educativo e que leva aos telespectadores educação, informação e entretenimento, semanalmente, nos períodos da manhã, tarde e noite. A transmissão do canal é feita pela EPTV Campinas, afiliada da Rede Globo. Ao todo são 26 cidades da Região de Campinas, e o canal conta em sua grade com documentários, filmes, vídeos e programas de entrevistas.

Entre os programas apresentados na programação está o Minuto Libras, ensinando os telespectadores a aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ele também acaba sendo replicado nas escolas municipais conforme conta a professora Vanessa Crecci, da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) Paulo Freire, no Centro. “Como parte do planejamento diário, todos os dias, ao iniciar a aula, eu reproduzia algum vídeo do Minutos Libras para que os estudantes tivessem acesso a conhecimentos sobre essa língua”, relata.

O sinal aberto da Educa TV chega para 4,5 milhões de pessoas, por meio de sinal aberto, no canal 12.2. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com