Connect with us

Nossa Cidade

Educação reúne ex-vereadores do Parlamento Jovem no Salão Vermelho

“Eu quero ser político, especificamente deputado federal”. Foi com esta afirmação que o estudante Douglas Santos abriu o I Encontro de Jovens Vereadores da Rede Municipal de Ensino. O evento foi realizado nesta quarta-feira, 18 de setembro, no Salão Vermelho do Paço Municipal. 

 

O encontro, que contou com a participação da Secretária Municipal de Educação, Solange Pelicer, e do presidente da Câmara Municipal, Marcos Bernardelli, serviu para que os alunos, tanto com mandatos quanto os que já passaram pelo Parlamento Jovem, trocassem experiências. 

 

O encontro contou com a participação de 100 estudantes, representando 20 escolas municipais de ensino fundamental. Durante a manhã, eles participaram de mesas redondas e contaram suas experiências e os projetos futuros. 

 

“Este é o primeiro de muitos encontros que estão por vir. O Parlamento Jovem é uma oportunidade de o aluno vivenciar a cidadania”, disse a secretária de Educação. “A fala destes meninos é de arrepiar. Quero crer que, em um futuro próximo, eles estarão ocupando nossas cadeiras”, disse o presidente da Câmara de Vereadores de Campinas.  

 

Hoje no Ensino Médio, Douglas Santos conta que teve sua primeira experiência como jovem vereador enquanto estudava na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sylvia Simões Magro, no Jardim Ipaussurama. Após esta experiência ele se mostra bem determinado sobre o seu futuro. “Quero fazer faculdade de Ciências Políticas. No próximo ano pretendo me filiar a um partido político e aos 20 me candidatar a vereador”, disse ele que hoje está com 15 anos. 

 

Daniel Lima é aluno da Emef Vicente Ráo, no Parque Industrial, e quando eleito apresentou um projeto de lei para ampliar os programas culturais e científicos nas escolas. “Por mais que a Prefeitura faça, ainda existe uma grande carência nesta área dentro das escolas. Há unidades que não têm feira de ciências”, contou.  

 

O programa Parlamento Jovem é oferecido pela Câmara Municipal de Campinas para alunos de escolas públicas e particulares em que, durante três meses, eles vivem a experiência de ser um vereador. A próxima edição tem início nesta sexta-feira, 18 de setembro.

 

“Uma das nossas propostas em relação ao Parlamento Jovem é mostrar para o aluno o outro lado da política que não seja o da corrupção”, falou o coordenador do Programa na Rede Municipal de Ensino, o professor Fernando Martins. 

 

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com