Connect with us

Nossa Cidade

Educador Ambiental Jovem realiza 1º Encontro sobre Mudanças Climáticas

Cerca de 500 estudantes de Campinas, integrantes dos Coletivos Educadores Ambientais Jovens, participam nesta sexta-feira, 20 de setembro, de evento na ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) Mata de Santa Genebra a favor do “Fridays for Future”, movimento iniciado pela pioneira Greta Thunberg – uma sueca de 16 anos que chama a atenção da sociedade em relação ao uso do combustível fóssil e, por consequência, as alterações climáticas. 

 

O “1º Encontro sobre Mudanças Climáticas com Coletivos Educadores Ambientais Jovens de Campinas” acontece das 14h às 17h com palestras simultâneas em ambientes diferentes e exposições temáticas. Ao final do encontro, os participantes redigirão um documento de compromisso com a construção de uma “cultura da sustentabilidade” em escala local e global.

 

“Posteriormente, esse documento será compartilhado com as autoridades para estudos de soluções visando ao atendimento das demandas do agir local para reflexo global”, destaca a coordenadora setorial da SVDS, Dominique Missio Faria.

 

Na abertura do evento, o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) de Campinas, Rogério Menezes, fará a palestra “Campinas+10: um panorama sobre a questão ambiental no município de Campinas”. 

 

Coletivo Educador Jovem

 

A formação de coletivos de jovens educadores ambientais espalhados por todas as regiões da cidade está prevista no Plano Municipal de Educação Ambiental. O objetivo é levar informações sobre a realidade ambiental de Campinas por meio de palestras e ferramentas pedagógicas diversas a fim de despertar a consciência socioambiental individual e coletiva. A ideia é que esses jovens e seus professores atuem como multiplicadores da proposta.

 

“Durante a palestra, os participantes recebem informações sobre a realidade ambiental de Campinas, os principais problemas e os projetos para enfrentá-los. Visamos o protagonismo dos jovens nas questões ambientais nas regiões onde vivem”, destaca Menezes.

 

Desde que foram implementadas, no início do ano letivo de 2017, cerca de 50 escolas foram contempladas com as atividades, atingindo um universo de cerca de 100 professores e cinco mil alunos.

 

Programação

 

Das 14h às 15h

Palestra “Campinas+10: um panorama sobre a questão ambiental no município de Campinas” 

Palestrante-  Secretário Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes

Local: Auditório Jequitibá Branco

 

Palestra “Dieta Planetária”- Palestrantes – Maria Castellano (doutora em Ciência Ambiental pelo Procam/USP) e Geovana César (Nutricionista pela Unicamp)

Local: Auditório Jequitibá Rosa

 

Das 15h às 15h30

Exposição em estandes e atividades com mediadores

– Caminhão do Projeto Casa 

– Maquete PCJ 

– Maquete Ciclo da Água

– Cubo da Verdade

– Conhecer para Conservar

– Trilha Monitorada e Borboletário

– Plantio de Mudas nativas 

 

Das 15h30 às 16h30 

Construção da “Carta Sobre Mudanças Climáticas de Campinas”

 

Das 16h30 às 17h00

Encerramento

 

 

Escolas participantes

 

Escola do Sítio

 

E.E. Pedro Salvetti Neto

 

E.E. Prefeito Antonio da Costa Santos

 

E.E. Rita de Cássia da Silva

 

E.E. Dr.Newton Operman

 

E.E. Francisco Ribeiro Sampaio

 

E.E. Professor  José Vilagelin Neto

 

E.E. Professor Coriolano Monteiro

 

E.E. Dr. Tomás Alves

 

E.E. Professor Adalberto Prado e Silva

 

Etecap

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com