Connect with us

Nossa Cidade

Educadores da Emdec levam orientações de segurança a motociclistas

As ações educativas realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para a segurança de motociclistas serão levadas a três cruzamentos nesta semana, entre os dias 7 e 10 de novembro. Educadores abordam os motociclistas para alertar sobre o uso correto das áreas reservadas para as motos.  

Nesta segunda-feira, 7 de novembro, entre 11h e 13h, as orientações serão realizadas no cruzamento da Avenida Andrade Neves com a Avenida Barão de Itapura, no Centro. Na quarta-feira, 9 de novembro, entre 7h e 9h, as ações ocorrem no cruzamento das avenidas John Boyd Dunlop e Prof. Mário Scolari, no Satélite Íris. E na quinta-feira, 10 de novembro, entre 7h e 9h, no cruzamento da Avenida Ruy Rodrigues com a Rua Armando Rocha Brito Júnior, no Jardim Bordon.  

Nas abordagens, os motociclistas recebem dicas sobre como utilizar o espaço com segurança, respeitando a linha de retenção, os semáforos e as faixas de pedestres. Já os motoristas são orientados a não avançarem a área reservada para motos.   

 Confira o cronograma das abordagens educativas:   

07/11 (Segunda-feira) – 11h às 13h | Avenida Andrade Neves x Avenida Barão de Itapura – Centro. 

09/11 (Quarta-feira) – 7h às 9h | Avenida John Boyd Dunlop x Avenida Prof. Mario Scolari – Satélite Íris. 

10/11 (Quinta-feira) – 7h às 9h | Avenida Ruy Rodrigues x Rua Dr. Armando Rocha Brito Junior – Jardim Bordon.  

As atividades poderão ser reprogramadas a depender das condições climáticas.   

A área reservada para motos delimita um espaço exclusivo de espera  nos semáforos, entre a parte utilizada pelos demais veículos e a faixa de pedestres. A ação faz parte da Campanha 3Rs (Respeite, Repense, Reduza), que busca reduzir os números alarmantes de acidentes e mortes envolvendo motociclistas. 

O objetivo é proporcionar mais segurança para os motociclistas, minimizando a disputa por espaço com os automóveis. Atualmente, 23 pontos de Campinas contam com 66 áreas de espera, distribuídas na região central e no eixo das avenidas Amoreiras, John Boyd Dunlop (JBD) e Ruy Rodriguez.    

Outras ações educativas

Idosos em Movimento  

A oficina “Viagem no tempo: Idosos em movimento” será levada pela Emdec ao campus da Universidade Estadual Paulista (Unicamp), dentro do Programa UniversIDADE, na quarta-feira (09/11), às 14h, no auditório do prédio da Diretoria Geral da Administração (DGA). A participação é restrita às pessoas que se inscreveram no início do semestre.  

A partir de sons e imagens alusivos às décadas passadas, os participantes poderão percorrer a história da mobilidade urbana em Campinas e observar as transformações da cidade e dos meios de deslocamento. O formato estimula a reflexão sobre as mudanças ocorridas ao longo do tempo e seus impactos para a circulação segura de cada indivíduo.  

Ensino e mobilidade  

Ao longo da semana, cinco instituições de ensino serão impactadas por ações de educação para mobilidade promovidas pela Emdec. Uma atividade com teatro de fantoches, que promove orientações sobre segurança no trânsito para crianças, será levada ao CEI “Professora Helena Novaes Rodrigues”, no Jardim Vista Alegre, nesta segunda-feira (07/11); ao CEI “Benjamin Constant”, no Jardim Pacaembu, na quinta-feira (10/11); e à Escola Infantil Alegria e Cia, no Parque Taquaral, na sexta-feira (11/11). 

 A Emdec também dá continuidade ao P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth – Prevenção do Trauma Relacionado ao Álcool na Juventude), iniciativa que leva jovens do Ensino Médio a hospitais para ouvirem relatos de vítimas de acidentes de trânsito. O projeto promove ainda palestras para conscientizar sobre os riscos de beber e dirigir. Nos dias 8 e 10 de novembro, participaram do P.A.R.T.Y., respectivamente, alunos das escolas estaduais “Adalberto Nascimento”, no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e “Hugo Penteado Teixeira”, no Hospital e Maternidade Celso Pierro da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). 

 Para conhecer os projetos de educação para mobilidade promovidos pela Emdec, acesse www.emdec.com.br/educacao. A página traz materiais educativos e dicas de segurança, além de jogos e atividades pedagógicas para apoiar instituições de ensino.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com