Connect with us

Nossa Cidade

Eficiência energética em habitação social será debatida com governo alemão

A Companhia de Habitação de Campinas (Cohab Campinas) realiza nesta quarta-feira, 27 de novembro, apresentação do projeto de cooperação técnica “Eficiência Energética para o Desenvolvimento Urbano Sustentável – Foco: Habitação Social” (EEDUS). A iniciativa busca a promoção de melhorias de eficiência energética na habitação social, visando atingir todo o conjunto de atores envolvidos nos programas de habitação. A abertura será às 13h, no auditório da Sanasa de Campinas.

 

 

O projeto é desenvolvido em parceria entre a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (SNH/MDR) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), no âmbito da cooperação bilateral entre o Brasil e a Alemanha para o desenvolvimento sustentável

 

 

Nesse contexto, o projeto EEDUS promove os “Diálogos Sobre Eficiência Energética – Zonas Bioclimáticas” (DEE-ZB), tendo como objetivo a troca de conhecimentos e de boas práticas de eficiência energética na habitação. Também busca ressaltar a importância de abordagens variadas para as diferenças climáticas num país de grande extensão territorial como o Brasil.

 

 

O evento terá a participação do secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação de Campinas (Cohab Campinas), Vinícius Riverete; do secretário Nacional de Habitação – Ministério do Desenvolvimento Regional (SNH/MDR), Celso Toshito Matsuda; de representantes da Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). O evento terá, ainda, a participação de gestores e profissionais da área de habitação, para que atuem com foco em construções sustentáveis e eficiência energética, promovendo melhorias em normas, regulamentações e processos envolvidos na temática.

 

 

“A integração de critérios de eficiência energética nas diretrizes de fomento aos programas de habitação de interesse social assume elevada importância, por isso a Cohab Campinas é parceira do projeto e atua para que se construa sólida base de conhecimento e informações dos fatores que compõem a Zona Bioclimática 3”, disse Vinícius Riverete.

 

 

O mapa do zoneamento bioclimático do Brasil compreende oito diferentes zonas de conforto térmico humano, dados climáticos, estratégias construtivas e de condicionamento térmico passivo, com a meta de estabelecer critérios para proporcionar conforto térmico nas edificações habitacionais. A Zona Bioclimática 3 à qual Vinícius Riverete se refere, envolve Campinas e 330 cidades distribuídas nos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Minas Gerais.

 

 

A GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (Agência Alemã de Cooperação Internacional) é uma empresa privada internacional fundada em 1975 por Erhard Eppler que tem hoje como principal acionista o governo federal alemão. A empresa é especializada em projetos técnicos de cooperação e de desenvolvimento sustentável em escala mundial.

 

 

 

Programação

 

 

13h – Recepção e boas vindas

 

13h30 – Abertura – com a presença de Celso Toshito Matsuda, secretário Nacional de Habitação – Ministério do Desenvolvimento Regional (SNH/MDR); Vinicius Issa Lima Riverete, secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação de Campinas (Cohab Campinas); Angélica Djenane Philippe Correa, gerente nacional da Gerência de Padrões e Empreendimentos Caixa Econômica Federal; Arly de Lara Romeo, presidente da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (SANASA); Daniel Wagner, da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

 

14h – Painel 1 – “Situação da habitação social: Oportunidades e desafios para o futuro” – Moderadora: Jessica Gama

– “Demanda por habitação no Estado e situação atual”, por Maria Claudia Pereira de Souza, superintendente de Planejamento e Programas Habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).

– “Desafios na habitação social pela ótica da Cohab Campinas”, Vinicius Issa Lima Riverete, secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação de Campinas (Cohab Campinas)

– “Desafios na habitação social pela ótica da Cohapar”, Jocely Maria Thomazoni Loyola, engenheira da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar)

– “Desafios na habitação social pela ótica do Cohab São Paulo” (a confirmar), Alexsandro Peixe Campos, presidente da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab- SP)

– “Iniciativas do projeto EEDUS para promover a Eficiência Energética na habitação social”, Daniel Wagner da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ)

 

Debate

 

15h30 – “Os benefícios de medidas de eficiência energética na habitação”, Lothar Hoppe – Coordenador da GOPA a serviço da GIZ

 

16h – Coffee break

 

16h20 – Mesa Redonda – “Como promover inovações em programas habitacionais” – Moderador: Daniel Wagner da Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). Participam Vinicius Issa Lima Riverete, secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação de Campinas (Cohab Campinas); Angélica Djeane Philippe Correa, gerente Nacional da Gerência de Padrões e Empreendimentos da Caixa Econômica Federal (GPAD); Marcio Benvenutti, diretor Regional do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Campinas (SindusCon-SP); Felipe Henrique Zaia, gerente de Eficiência Energética da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista); Maurício André Garcia, coordenador de Micromedição e Pesquisas Tecnológica da SANASA; Vanessa Gomes da Silva, professora doutora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Campinas (UNICAMP); Julia Spinelli, coordenadora de Cooperação Técnica – substituta da Secretaria Nacional de Habitação do MDR.

 

17h50 – Conclusões e Encerramento, participação de Daniel Wagner da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ); Julia Spinelli, coordenadora de Cooperação Técnica – substituta da Secretaria Nacional de Habitação do MDR; Vinicius Issa Lima Riverete, secretário de Habitação e Presidente da Companhia de Habitação de Campinas (Cohab Campinas).

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com