Connect with us

Nossa Cidade

EGDS inicia mais uma turma do curso sobre parentalidade responsável

EGDS inicia mais uma turma do curso sobre parentalidade responsável

A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EDGS), em parceria com o Cets (Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde), promoveu, nesta quarta e quinta, 1º e 2 de março, mais uma turma do curso sobre parentalidade responsável. A capacitação é obrigatória para os servidores que querem ampliar a Licença Paternidade de cinco para 20 dias e as inscrições podem ser feitas pelo endereço https://cursos.campinas.sp.gov.br/ .

Durante o curso, são abordadas questões como paternidade, pré-natal, trabalho de parto, parto, puerpério, amamentação, cuidados com o recém-nascido e primeira infância.

“O curso é muito bom, principalmente para os pais de primeira viagem. Explica muitas coisas e esclarece várias dúvidas, que vão do pré-natal até depois do nascimento do bebê, tanto nos cuidados com a criança como com a mãe”, disse Dennis Paulo Castro Torres, da secretaria de Educação. 

A coordenadora da Escola, Cláudia Praxedes, explica que, além de ter o benefício da ampliação da Licença Paternidade, os futuros pais recebem informações importantes sobre os cuidados com a gestante e com o bebê. “A capacitação visa, principalmente, preparar os pais para este momento tão especial, que é a chegada de um bebê”, disse. 

A ampliação da licença paternidade está em consonância com os princípios do PIC (Primeira Infância Campineira).

Para o coordenador do PIC, Thiago Ferrari, é importante para o próprio pai, para a mãe e principalmente para a criança a presença paterna nos primeiros dias de vida. “É um direito da criança ter o pai perto, participando de todo do processo. Por isso o curso é tão importante”, disse.

Mais informações sobre os cursos e capacitações da EGDS podem acessar a página cursos.campinas.sp.gov.br .

Licença Paternidade de 20 dias

A Lei Complementar 314/2021 garante, desde 1º de janeiro de 2022, a ampliação da Licença Paternidade de cinco para 20 dias.

A prorrogação é assegurada, na mesma proporção, ao servidor que adotar ou obtiver a guarda judicial para fins de adoção de uma criança.

Para a prorrogação da licença-paternidade o servidor deverá, obrigatoriamente, participar do Curso sobre Parentalidade Responsável.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com