Connect with us

Nossa Cidade

EGDS realiza primeira aula do curso de Direitos Humanos e Cultura da Paz

A primeira aula do curso “Noções de Direitos Humanos e Cultura da Paz” foi realizada nesta terça-feira, dia 26, na sede da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania (SMDPDC). A iniciativa da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) em parceria com a SMDPDC. Profissionais da SMDPDC e da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar ministram o curso que tem como objetivo sensibilizar os participantes para o entendimento geral de noções de Direitos Humanos na perspectiva da Cultura de Paz.

 

 

 

 

No primeiro encontro, os servidores participantes foram recepcionados pela secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira, e pela coordenadora da EGDS, Marisa Córdoba Amarantes. Eliane destacou que o curso está dentro das Ações da SMPDC visando a “Educação e Formação em Direitos Humanos” e é uma inovação no serviço público municipal. “Esperamos que os servidores possam ser qualificados na temática dos direitos humanos, mas, principalmente, possam se colocar como promotores de uma cultura de paz no nosso município”, afirmou a secretária.

 

 

 

 

O diretor de Cidadania, Fábio Custódio, ministrou a aula inicial aos 25 servidores presentes, com uma introdução aos direitos humanos. Segundo ele, em um curso formativo para executores de políticas públicas, a compreensão de elementos básicos de Direitos Humanos é fundamental, uma vez que cabe ao Estado, em primeiro lugar, reconhecê-los, consolidá-los e institucionalizá-los. “Os Direitos Humanos não podem ser vistos apenas como idealizações, mas como parte obrigatória da construção de políticas públicas e no atendimento à população. Da mesma forma, a compreensão de que a Cultura de Paz é essencial para a efetivação dos Direitos Humanos ao estabelecer que as relações humanas sejam permeadas pelo diálogo, pela tolerância, pela consciência da diversidade dos seres humanos e de suas culturas”, afirmou.

 

 

 

De acordo com Custódio, a aula inicial abordou além de Direitos Humanos e Cultura de Paz, o tema da Democracia, “uma vez que, sem direitos humanos reconhecidos, protegidos e efetivados, não há democracia e sem democracia não existem as condições mínimas para a solução pacífica dos conflitos, tampouco para a proteção dos direitos humanos”. 

 

Serão abordados ainda os seguintes temas: convivência e a inclusão da pessoa com deficiência; – Direitos humanos e a prevenção ao uso de drogas; – Direitos humanos para a juventude; – Direitos humanos e a população LGBT; – Direitos humanos e a população idosa; – Direitos humanos e a promoção da igualdade racial; – Direitos humanos nas políticas para as mulheres; e – Direitos humanos e as pessoas em situação de rua.

 

 

 

 

As aulas são ministradas sempre às terças-feiras, das 8h30 às 11h30, no auditório da SMDPDC (Av. Anchieta, 343 – 5º andar). 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com