Connect with us

Nossa Cidade

Embrapa completa 30 anos e comemora destaque na pesquisa agropecuária

 

A Embrapa Territorial, empresa de inovação tecnológica focada na agropecuária brasileira, e que está localizada em Campinas, comemorou nesta quinta-feira, dia 30 de maio, 30 anos desde sua criação, em 1989. A solenidade contou com a presença do prefeito de Campinas, Jonas Donizette; do vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira; de quatro ministros, secretários estaduais e municipais, parlamentares, dirigentes e membros de associações nacionais e de empresas ligadas ao agronegócio, ao cooperativismo e à agricultura familiar, além de gestores públicos e membros da comunidade acadêmica.

 

 

O prefeito deu os parabéns à Embrapa em nome de Campinas e destacou a relevância da empresa para o Brasil e para a cidade. “Podemos notar a importância desse evento pelo fato de o governo federal destacar para representá-lo quatro ministros, que estão aqui certamente pelo prestígio que a Embrapa confere ao País como um todo. Posso assegurar que temos agora, neste espaço, representação da sociedade campineira de todos os lados, Legislativo, Executivo, vários secretários, universidades, que estão aqui e, em nome de Campinas, dizer que é motivo de muita alegria termos a Embrapa conosco ajudando o Brasil”.

 

 

O prefeito ressaltou o tema da Inteligência Territorial, que está entre as prioridades da Embrapa para o futuro. “A Embrapa vai ajudar, como já vem ajudando, a construir esse futuro onde nosso país possa ser respeitado como merece e que nós possamos, todos nós, termos orgulho dessa grande nação que é o nosso Brasil”, disse o prefeito.

 

 

No evento de aniversário, houve a assinatura de um protocolo de intenções entre os Ministérios da Agricultura, do Meio Ambiente e da Defesa no âmbito do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais, coordenado pela Força Aérea Brasileira. O objetivo do acordo é ampliar, com base em imagens de satélite, as ações de inteligência, gestão e monitoramento das atividades de interesse da agropecuária, da proteção ambiental, da defesa e da segurança pública.

 

 

Jonas Donizette e Henrique Magalhães Teixeira também conheceram a Sala de Situação da Embrapa Territorial, inaugurada durante a cerimônia de aniversário. A solenidade incluiu a entrega de medalhas alusivas aos 30 anos para representantes de funcionários do Centro de Pesquisa e para parceiros externos.

 

 

O evento contou com a presença dos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; do Meio Ambiente, Ricardo Salles; da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva e das Relações Exteriores, embaixador Ernesto Araújo. O governador João Dória foi representado pelo secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira. O presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, e o chefe-geral da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda, também compareceram.

 

 

O Centro de Pesquisa da Embrapa Territorial em Campinas foi criado em 1989 por uma determinação da Presidência da República. A sua missão é gerar, monitorar e fornecer dados e mapas sobre atribuição, uso e ocupação das terras no Brasil a diversas instâncias de governo e do setor privado, visando a sustentabilidade e a competitividade da agropecuária brasileira.

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com