Connect with us

Nossa Cidade

Emdec adota recursos virtuais para conscientização na volta às aulas

Para garantir que o trabalho de educação e conscientização no trânsito seja realizado com a comunidade escolar mesmo durante a pandemia, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) lançou nesta semana, no endereço eletrônico bit.ly/voltaàsaulasemdec, materiais pedagógicos sobre mobilidade urbana e segurança no trânsito voltados às redes pública e privada de ensino. 

Foram desenvolvidos dois materiais: um infográfico interativo que apresenta informações em um cenário da chegada à escola, para alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, e um quiz “Quem é você no trânsito?”, que pergunta sobre atitudes na circulação aos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, traçando quatro diferentes perfis. 

“A Emdec já realiza diversas ações e programas de educação nas escolas, mas preparamos novas soluções de aprendizagem a distância para preservar os professores e alunos na pandemia da Covid-19”, destaca o diretor-presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva. “O infográfico e o quiz foram criados por nosso setor de Educação, apostando em elementos de jogos (games) para alcançar o público-alvo”.  

O infográfico interativo traz orientações de segurança ao circular pela cidade a pé, de bicicleta, moto, carro, ônibus e transporte escolar.

Já o quiz apura como o estudante atravessa a rua, o que faz ao embarcar no veículo, o comportamento no ônibus, o que observa na chegada à escola e os cuidados usando bicicleta ou skate. Dependendo da pontuação das respostas, o resultado pode ser “Informado(a)”, “Distraído(a)”, “Observador(a) e cuidadoso(a)” ou “Atento(a), multiplicador(a) e responsável”. Ao final do questionário, é possível imprimir marcadores de página com os personagens Leo, Tavinho, Aninha e Dani.  

Para a divulgação dos materiais, a Emdec fez contato com as diretorias de ensino Leste e Oeste do Estado, com a Secretaria Municipal de Educação e com escolas da rede particular.  

Educação on-line  

Em razão da pandemia, a Emdec tem expandido suas ações educativas pela internet. O projeto “A gente aprende. Agente ensina”, por exemplo, em que os agentes da mobilidade urbana orientam alunos de Ensino Fundamental e Médio nas salas de aula, já conta com uma versão em vídeo, que pode ser acessada em bit.ly/Vídeos_Agente_Ensina. A ideia é ampliar esta e outras soluções on-line.   

Fale Conosco 

Para conhecer todos os programas de educação de trânsito da Emdec, acesse www.emdec.com.br/educacao. Se desejar fazer parcerias com a área de Educação, entre em contato pelo Fale Conosco, em www.emdec.com.br/faleconosco ou no aplicativo da Emdec.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com