Connect with us

Nossa Cidade

Emdec amplia oferta de ônibus em três linhas BRT a partir desta quarta-feira, 13 de março

A partir desta quarta-feira, 13 de março, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) amplia a oferta de ônibus em três linhas do sistema BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido). No Corredor Ouro Verde, a linha BRT11, que faz a ligação entre o Terminal Vida Nova ao Centro, terá acréscimo de um veículo. No Corredor Campo Grande, as linhas BRT 20 (paradora) e BRT21 (semiexpressa), que ligam o Terminal Campo Grande ao Centro, também recebem um ônibus a mais.
 
“Nós monitoramos, constantemente, a operação do sistema de transporte público. E acompanhamos a evolução no aumento da migração dos usuários do transporte coletivo convencional para o BRT, que é mais rápido e confortável. Com base nesse acompanhamento, e por conta do aumento da demanda de passageiros nas linhas BRT, é que estamos promovendo esses ajustes”, pontua o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
 
As alterações ocorrem logo no início da operação, na primeira viagem.
 
Ouro Verde
 
A Linha BRT11 – Vida Nova (parador) passará de seis para sete ônibus vinculados à frota. Com isso, o intervalo entre as viagens cai de 20 para 15 minutos.
 
A linha BRT10 – Ouro Verde (parador) continua com nove ônibus e intervalo entre as viagens de 10 minutos. E a linha BRT12 – Campos Elíseos (parador) fica com cinco veículos e intervalo entre as viagens de 12 minutos.
 
Campo Grande
 
A linha BRT20 – Campo Grande (parador) terá alterações nos picos da manhã e da tarde. De manhã, de 15 ônibus e intervalo entre a viagens de 7 minutos, aumentando para 16 ônibus e intervalos entre as viagens caindo para 6 minutos. No período da tarde, de 13 ônibus e intervalo de 8 minutos entre as viagens, para 14 ônibus e intervalos de 7 minutos.
 
A linha BRT21 – Campo Grande (semiexpressa) também tem alterações nos picos da manhã e da tarde. De manhã, passa de cinco ônibus com intervalos entre as viagens de 15 minutos, para seis ônibus e intervalos de 12 minutos. À tarde, de sete ônibus e 10 minutos, aumento para oito veículos e 9 minutos de intervalo.
 
As linhas BRT25 – Satélite Íris (parador) e BRT26 – Satélite Íris (semiexpressa) não sofrem alterações. Elas continuam com nove ônibus e intervalo de nove minutos entre as viagens e quatro ônibus e intervalo entre as viagens de 15 minutos, respectivamente.
 
Sistema BRT
 
Atualmente, o sistema BRT de Campinas possui sete linhas de ônibus. São três linhas no Corredor Ouro Verde (BRT10, BRT11 e BRT12); e quatro linhas no Corredor Campo Grande (BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26).
 
A operação do BRT no município começou em novembro de 2022, com a criação da linha BRT20 no Campo Grande. No Ouro Verde, a linha BRT10 entrou em operação em março de 2023.
 
A operação, nos dois corredores, vem evoluindo, gradativamente. Todos os detalhes sobre a operação, incluindo os horários de operação das linhas, podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt.
 
Consulte sua linha 
 
Quem usa o transporte público coletivo de Campinas pode utilizar os aplicativos “Cittamobi” e “Moovit” para consultar horários e itinerários das linhas municipais; bem como a estimativa de chegada do ônibus no ponto.
 
Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118; site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store; chatbot da Emdec, disponível na página inicial; e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD.  

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com