Connect with us

Nossa Cidade

Emdec destaca dicas de segurança para brincadeiras ao ar livre no Carnaval

Importantes para o desenvolvimento infantil, as brincadeiras ao livre são também uma boa opção de atividade para o feriado de Carnaval. Mas os responsáveis devem ficar atentos para evitar que os pequenos se envolvam em sinistros (acidentes) com veículos nas vias da cidade. Para ajudar nesta tarefa, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) destaca quatro cuidados para garantir que a diversão seja segura para todos.
 
“São atitudes simples que podem proteger as crianças e prevenir sinistros, fazendo com que elas também aprendam os cuidados necessários no trânsito”, explica a gerente da Divisão de Educação para Mobilidade Urbana da Emdec, Roberta Mantovani.
 
 
1 – Priorize equipamentos de cultura e lazer
 
Lugares como praças, parques, bosques e gramados permitem a separação entre as vias públicas e os espaços destinados às brincadeiras. Por isso, a preferência deve ser por eles na hora de escolher onde levar as crianças para brincar. É preciso estar atento e conferir se veículos costumam passar por perto.
 
 
2 – Cuidado com calçadas
 
Se a criança estiver brincando em uma calçada, o fluxo de pedestres e a extensão do calçamento devem ser analisados. O ideal é procurar por uma calçada com mais de dois metros de largura e superfície regular, além de evitar a proximidade com ciclofaixas, saídas de garagem e vagas de estacionamento.
 
 
3 – “Escaneie” o local
 
Ao chegar ao local escolhido, é indicado ficar de olho na proximidade de vias, sinalização, fluxo e velocidade de veículos. Identificar avarias e possíveis pontos perigosos, como buracos e áreas alagadas, também faz a diferença na segurança das crianças.
 
A Emdec também orienta direcionar os pequenos para brincadeiras nas áreas mais centralizadas e distantes das ruas. Caso seja preciso usar espaço próximo a uma via ou ciclovia, é preciso cuidar para que a criança esteja em um ponto e posição corporal que seja visível para os condutores de veículos, como em uma região mais alta, para o caso de uma decisão em situação de risco.
 
 
4 – Ensine sobre o trânsito
 
A educação é uma forte aliada da prevenção. Por isso, a empresa orienta que os responsáveis ensinem as crianças sobre a maneira correta de atravessar ruas e a importância de manter a atenção quando estiver perto de veículos.
 
 
Cartilha traz orientações de segurança
 
Essas e outras dicas de segurança estão na “Cartilha do Brincar – Perambulando e brincando na cidade” (clique na imagem para acessá-la), disponível no site da Emdec. O documento foi criado pela área de Educação da Emdec para auxiliar responsáveis por crianças e educadores a manter os pequenos seguros durante brincadeiras em espaços públicos e na circulação pela cidade.
 
 
 
Para saber mais sobre como o Carnaval pode incentivar o desenvolvimento de crianças leia também a matéria "Confete e Serpentina: Carnaval incentiva o desenvolvimento de crianças"

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com