Connect with us

Nossa Cidade

Emdec expõe nova tecnologia na Semana da Administração Pública da Unicamp

O secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, participou da SAAP 2019 (Semana de Administração e Administração Pública), na última terça-feira, 10 de junho, na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, em Limeira.

 

 

O encontro reúne a comunidade acadêmica dos cursos de Administração Pública e Administração da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp) para discutir temas como Marketing Político, Tecnologia e Inovação e Mercado e Redes Sociais.

 

 

O secretário de Transportes integrou a mesa redonda “O que o mercado espera dos futuros gestores públicos no manejo de novas tecnologias?”, ao lado do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Limeira, José França Almirall. O debate foi mediado pelo Prof. Dr. Paulo Van Nojie, da FCA/Unicamp.

 

 

A experiência do município na incorporação de ferramentas tecnológicas no sistema de transporte público coletivo foi destacada. Entre elas, a tecnologia QR Code (Quick Response Code, Código de Resposta Rápida), o aplicativo “Busão na Hora” (CittaMobi) e o sistema de identificação biométrica facial. Em janeiro de 2019, Campinas extinguiu definitivamente o pagamento embarcado em dinheiro da tarifa de ônibus. Os usuários utilizam os cartões da família Bilhete Único, o tíquete QR Code e o QR Code virtual.

 

 

“A inovação é uma das marcas do município de Campinas e, gradualmente, conseguimos imprimir essa característica ao transporte público. As inovações incorporadas ao sistema agilizaram e modernizaram o embarque de passageiros, além de garantir mais segurança a usuários e condutores”, pontuou Barreiro.

 

 

No quesito Mobilidade Urbana, foram apresentados detalhes sobre a implantação dos Corredores BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido). O secretário de Transportes falou ainda sobre a ampliação do sistema cicloviário campineiro, que atualmente chega a quase 30 km, bem como a sua integração ao transporte público. E também abordou a implantação do modelo de Mobilidade Elétrica no sistema de transporte público, com a criação da futura “Área Branca” na região central, que prevê a circulação exclusiva de mais de 300 ônibus movidos a energia limpa.

 

 

Os participantes da SAAP 2019 puderam conhecer ainda as ações realizadas pela Emdec dentro do tripé Engenharia, Fiscalização e Educação, que resultaram nos atuais índices de redução de acidentes em Campinas. No período de 2010 a 2018, o município reduziu em 38% o número de vítimas fatais dos acidentes de trânsito. 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com