Connect with us

Nossa Cidade

Emdec faz operação para etapa Padre Anchieta do Circuito de Corridas Distritos de Campinas

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vai prestar apoio operacional para a realização da etapa Padre Anchieta do Circuito de Corridas Distritos de Campinas, sinalizando e orientando a circulação de veículos e pedestres. O evento, que acontece no domingo, dia 13 de agosto, é promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Esportes e Lazer. O Circuito de Corridas é realizado em diferentes Distritos de Campinas com o intuito de levar eventos esportivos e de recreação qualificados, de maneira descentralizada, à população dessas regiões. A largada acontece às 7h30 para a prova 6 k e para a caminhada que acontecerá simultaneamente.  

A montagem da estrutura do evento será na Praça da Integração, em sua lateral localizada em frente à avenida Papa João Paulo II. A partir das 6h, os agentes da Mobilidade Urbana da Emdec iniciam monitoramento do local da concentração dos participantes. Também nesse horário, serão distribuídos os cones nas vias onde o percurso da corrida acontece compartilhado com veículos. A partir das 6h30 os agentes sinalizam todos os pontos de bloqueio e ficam alocados em seus pontos de operação para acompanhamento da passagem dos participantes. As interrupções no trânsito começam às 7h. 

Haverá bloqueios totais, parciais e, na maioria dos casos, os agentes estarão presentes para sinalizar as vias com uso compartilhado para a passagem dos atletas,  

 O trajeto da corrida, a partir da concentração e saída da Praça da Integração, prossegue pela avenida Papa João Paulo II (contrafluxo) seguindo pelas ruas São Nicolau I, São Matias, Sebastião Polo, Novotel, Antônio Mendonça até a rua Vladimir Pinto. A partir daí segue pelas ruas do Apostolo Mateus, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Amparo, São Nicolau I até a rua Papa Virgílio. Neste ponto retoma a rua São Nicolau I e a avenida Papa João Paulo II para acessar a Praça da Integração, que também será o local da chegada da corrida e da caminhada. 

O que muda no trânsito 

Somente haverá bloqueio total, durante todo o evento, em dois pontos. Na rua Papa São Nicolau I, entre a avenida Papa João Paulo II e rua São Matias, para a passagem dos atletas na largada. O bloqueio também permanecerá até o final da corrida da rua São Nicolau I, entre a avenida Papa João Paulo II e rua São Deusdedit.  

Na rua Papa São Matias, entre as ruas Papa São Nicolau I até a Rua Sebastião Polo, a via será compartilhada com os atletas cumprindo o percurso pelo lado direito da via, seguindo o fluxo normal e os veículos trafegando no sentido oposto respeitando o sentido da via. O mesmo acontecerá na rua Sebastião Polo, entre as ruas Papa São Matias e Novotel; na rua Novotel, entre Sebastião Polo e Antônio de Mendonça; na rua Antônio de Mendonça, entre rua Novotel e Vladimir Pinto; na Vladimir Pinto, entre as ruas Antônio de Mendonça e rua do Apóstolo Mateus e por fim na rua do Apóstolo Mateus entre as ruas Vladimir Pinto e Lima Barreto. 

Na rua Nossa Senhora da Conceição, entre as ruas Lima Barreto e Nossa Senhora das Dores, o trânsito de corredores será compartilhado, mas nesse caso, haverá operação comporta (libera uma passagem, fecha a outra).  

Na rua Nossa Senhora das Dores, entre as ruas Nossa Senhora da Conceição e Papa Santo Eugênio I, os atletas seguirão o fluxo normal pelo lado direito da via. Veículos e ônibus transitam no mesmo sentido da corrida, porém no contrafluxo da via. Neste ponto haverá desvio do trânsito no sentido bairro / Centro que vai ocorrer pelas ruas Papa Eugênio I e José Tavares Guimarães. 

O trecho final da prova, na rua Nossa Senhora das Dores, entre as ruas Papa Santo Eugênio I e avenida Papa João Paulo II e na avenida Papa João Paulo II, entre as ruas Nossa Senhora das Dores e Papa São Nicolau I, será com via compartilhada.  

Transporte coletivo 

Por conta dos bloqueios viários, haverá impactos nos itinerários de seis linhas de ônibus do transporte público coletivo. São elas: 250 (Boa Vista); 260 (Nova Aparecida / Shopping Iguatemi); 261 (Padre Anchieta I); 263 (Terminal Padre Anchieta); 264 (Vila Padre Anchieta e 266 (Parque São Jorge / Hospital das Clínicas). Os agentes da Mobilidade Urbana vão orientar usuários e condutores do transporte coletivo sobre as alterações durante a duração do evento. A atuação ocorre no Terminal Padre Anchieta e nos pontos de parada das linhas impactadas. 

No total, serão 30 pontos com o trânsito operacionalizado pelos agentes da Emdec. Os operadores vão flexibilizar os pontos de bloqueio orientando a liberação para a travessia dos ônibus do transporte coletivo.  

Para a operação, 37 agentes da Mobilidade Urbana vão estar diretamente envolvidos para realizar bloqueios e monitorar o trânsito, orientando motoristas, ciclistas, pedestres e usuários do transporte público coletivo.  

A Emdec implantou faixas informativas para orientar motoristas, pedestres e ciclistas sobre bloqueios e compartilhamentos nas vias do percurso.  

As dúvidas sobre trânsito e transporte podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. As ligações a partir de outra cidade ou DDD devem ser feitas no telefone (19) 3731-2910, que também é o WhatsApp da Emdec. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com