Connect with us

Nossa Cidade

Emdec faz Operação Volta às Aulas neste início de segundo semestre escolar

Com o recomeço do ano letivo, após o período de férias julinas, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza a Operação Volta às Aulas, neste segundo semestre de 2022, a partir da segunda-feira, 1º de agosto. Com o lema “No trânsito, a primeira lição é o respeito”, as ações visam preservar a segurança viária e melhorar as condições de circulação e fluidez. 

As intervenções dos agentes da Mobilidade Urbana procuram melhorar os deslocamentos de alunos, pais, transportadores escolares, pedestres e demais condutores. A ação é realizada no entorno de escolas e universidades que estão localizadas no sistema viário principal, nas ruas e avenidas que possuem grande fluxo de veículos e pedestres.

A operação começa nesta segunda-feira, dia 1º de agosto, quando será realizada nas unidades educacionais Adventista, Americana, Aníbal de Freitas, Ave Maria, Carlos Gomes, Dom Barreto (os dois), Imaculada, Jaime Kratz, Pio XII e Progresso.

Operação

As ações operacionais da Emdec, durante a Operação Volta às Aulas, seguem três motes principais: orientação, operacionalização e fiscalização. São adotadas as seguintes medidas: 

Reserva de vagas – ação em locais críticos, durante a madrugada, com a colocação de cavaletes no meio-fio (beira / guia da calçada), impedindo que veículos estacionem nas vagas, garantindo uma faixa de rolamento extra para desafogar o trânsito. 

Operação travessia – orientação para a travessia dos alunos junto aos portões das escolas e a correta utilização das faixas de pedestre. 

Operação embarque/desembarque – para que seja feito de forma segura e rápida, em local apropriado. 

Operação fila dupla – coibir a parada em fila dupla. 

Operação não feche o cruzamento – evitar o fechamento de cruzamentos, garantindo a fluidez viária. 

As ações se concentram nos horários do início da manhã; meio do dia; início e final da tarde; e início da noite. A operação segue o horário específico de entrada e saída de cada instituição de ensino. 

Além dos agentes da Mobilidade Urbana em campo, há o apoio da Divisão de Controle Operacional e de equipes semafóricas. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com