Connect with us

Nossa Cidade

Emdec intensifica distribuição de antenas corta-pipa durante período de férias

As férias escolares e o verão são um convite às brincadeiras ao ar livre. Mas uma delas pode ser fatal, se realizada de forma que já é proibida por lei. O uso de cerol e de outros produtos cortantes em linhas para empinar pipas pode causar acidentes com motociclistas.Pais, crianças e adolescentes, além de donos de estabelecimentos comerciais precisam estar conscintes. Toda a população pode e deve denunciar. 
 
Para auxiliar os motociclistas a prevenirem esse tipo de acidente, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza na próxima quarta-feira, 10 de janeiro, uma abordagem educativa com a distribuição de antenas corta-pipa. A ação acontecerá na avenida Ruy Rodriguez, próximo ao Atacadão, das 9h às 11h. Esta já será a segunda ação realizada em 2024: na última sexta-feira, dia 5 de janeiro, 102 antenas foram entregues em atividade realizada no cruzamento das avenidas Orosimbo Maia e José de Souza Campos (Norte-Sul), no Centro. 
 
Em 2023, a Emdec distribuiu cerca de 4,3 mil antenas corta-pipa. O item foi entregue em abordagens educativas em diversas vias da cidade, nas quais os motociclistas participantes também são orientados sobre medidas de segurança. 
 
“O uso de cerol e de outros produtos cortantes pode transformar uma brincadeira tradicional em tragédia. Por isso, é tão importante que, além da prevenção dos motociclistas, as novas gerações aprendam que só podem empinar pipa sem esses produtos, e em locais adequados e seguros, como espaços abertos e sem fiação ou vias por perto”, ressalta Roberta Mantovani, gerente da Divisão de Educação para Mobilidade Urbana da Emdec. 
 
Além desta recomendação, a empresa reuniu outras informações para auxiliar pais e responsáveis a ensinarem princípios básicos de segurança aos pequenos, para brincadeiras que integram a criança ao espaço urbano, na cartilha “Perambulando e brincando na cidade: segurança no deslocamento e durante atividades lúdicas”, disponível no site da Emdec. 
 
 
Lei do Cerol gera multas a infratores 
 
Em agosto de 2023, a Lei do Cerol (nº 13.466, de 2008) foi regulamentada em decreto assinado pelo prefeito Dário Saadi. A legislação proíbe o uso, produção, comércio, armazenamento, transporte e distribuição do item ou qualquer material cortante usado em pipas. 
 
Multas são aplicadas a quem descumprir a lei e, em caso de menores de idade cometendo a infração, pais ou responsáveis legais assumem o débito. Já empresas com três infrações podem ter o Alvará de Uso ou o Certificado de Licenciamento Integrado cancelados e o estabelecimento lacrado. 
 
 
População pode denunciar uso e venda dos produtos 
 
Quem presenciar o uso de cerol em espaços públicos pode denunciar à Guarda Municipal, pelo telefone 153. Já a venda dos produtos é denunciada pelo 151, do Procon, ou pessoalmente, em postos de atendimento do serviço. Também é possível usar o 156, da Prefeitura, como canal de denúncias. 
 
 
Emdec também terá ação educativa em ponto crítico da cidade 
 
Também nesta semana, na quinta-feira, dia 11 de janeiro, a Emdec realizará abordagem educativa em um dos pontos críticos de acidentes da cidade, de acordo com levantamento realizado pela empresa. A ação, que orienta os cidadãos que circulam pelo local sobre comportamentos seguros, acontecerá das 9h às 11h, no cruzamento entre as avenidas Benjamin Constant e Senador Saraiva. 
 
Em ranking dos 50 Pontos Críticos de Campinas, o local figura na 23ª posição, de acordo com dados até novembro de 2023. A lista auxilia a  Emdec a traçar estratégias para melhorar a segurança viária da cidade. Entre elas, a realização de atividades educativas. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com