Nossa Cidade
Emdec intensifica fiscalização nas garagens das empresas concessionárias e cooperativas

O trabalho de fiscalização da operação das linhas municipais foi intensificado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) no último mês. As vistorias in loco realizadas nas garagens das empresas concessionárias e cooperativas, que operam as linhas, se tornaram mais frequentes.
As equipes realizam duas vistorias semanais, com o intuito de cobrar rigor na manutenção preventiva dos veículos. Agentes da mobilidade urbana e líderes operacionais que atuam na fiscalização do transporte acompanham as condições dos veículos e os procedimentos de revisão adotados.
“Estamos atentos às situações de quebra de veículos e sabemos da necessidade de renovar toda a frota. Mas precisamos garantir que a frota atual ainda apresente condições de qualidade e segurança. A ideia é estar mais próximo dos operadores, acompanhar de perto os procedimentos de revisão e preparação da frota, e cobrar melhorias”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
As garagens de todas as empresas concessionárias e cooperativas também estão recebendo, desde o final de junho, as inspeções emergenciais focadas na parte elétrica dos veículos. O objetivo é prevenir e evitar as ocorrências envolvendo incêndio nos ônibus.
Fiscalização em pontos e terminais é permanente
A operação das linhas municipais também é acompanhada diariamente pelos agentes da mobilidade urbana que atuam na fiscalização do transporte, nos principais pontos de parada e terminais urbanos. As situações identificadas de quebras, atrasos, faltas de veículos e desvios de itinerários resultam em autuações.
No primeiro semestre deste ano, foram 22,2 mil autuações aplicadas aos operadores do sistema convencional e aos permissionários do sistema alternativo. Ao longo de todo o ano de 2024, foram 20,5 mil autuações.
Renovação da frota
Como medida para modernizar a frota antes mesmo da licitação do transporte público, mais um lote de 60 novos ônibus será incorporado ao sistema. Os veículos, do modelo convencional básico, foram adquiridos pela empresa Campibus, que integra o Consórcio Cidade de Campinas (Concicamp).
Trinta dos 50 novos ônibus anunciados em abril já estão circulando na cidade. O investimento é das empresas VB Transportes e Onicamp Transporte Coletivo. Além destes, outros 20 veículos serão incorporados no segundo lote, completando os 50 ônibus previstos.
