Connect with us

Nossa Cidade

Emdec lança campanha “Viva” de segurança no trânsito

 

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) lançou nesta terça-feira, dia 26 de junho, a campanha “Viva”, reunindo uma série de ações que buscam a redução de, no mínimo, 15% nas mortes por acidentes de trânsito no município. Estão no projeto, além de vídeo que será veiculado na mídia, ações na área de Educação, Engenharia, Fiscalização e Prevenção.

 

 

“O nosso principal papel desenvolvido na Emdec, o nosso trabalho, tem um único objetivo: preservar a vida”, destacou o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, durante o evento de lançamento da campanha, realizado no auditório do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp). Barreiro salientou que a campanha será realizada até novembro.

 

 

O trabalho também envolve a realização de sete grandes projetos de engenharia de trânsito; pintura em faixas de pedestre, em locais estratégicos, da palavra “VIVA”; e a reativação do Observatório Municipal de Trânsito. Os recursos, da ordem de R$ 3,2 milhões, são provenientes do Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran/SP), por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

 

 

“Temos duas grandes preocupações: os pedestres e os jovens motociclistas. São nossas principais vítimas de mortalidade no trânsito. Já o álcool e a velocidade são os principais fatores que aumentam os riscos e a gravidade dos acidentes”, afirmou o secretário de Transportes.

 

 

Para o secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza, que participou da abertura do evento, o acidente de trânsito é um problema de saúde pública. “A cada dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados, dois estão com pessoas vítimas de acidentes de trânsito”. A Câmara Municipal também esteve representada no evento.

 

 

Acidentalidade e Maio Amarelo

 

 

Durante o evento, também foram divulgados os dados de acidentalidade de trânsito no município, em 2017. Na totalidade dos acidentes com vítimas, comparando 2017 com 2016, ocorreu uma redução de 12,4%. Também houve redução na quantidade de atropelamentos, de 22,6%, no período.

 

 

Mas o número de vítimas fatais aumentou 16,2%. Foram 86 em 2017; e 74 em 2016. “Os acidentes estão diminuindo, mas a gravidade da ocorrência aumentou”, afirmou Barreiro.

 

 

Os acidentes fatais ocorrem, principalmente, no fim de semana. A sexta-feira, o sábado e o domingo concentraram 57% das ocorrências. Em 2017, 50% das vítimas faleceram no local do acidente. No ano anterior, 40,5%. Também tem destaque no balanço da acidentalidade a quantidade de atropelamentos fatais envolvendo ônibus do sistema de transporte público coletivo municipal.

 

 

No balanço final do Maio Amarelo 2018, a meta estipulada foi atingida. Foram realizadas três atividades por dia. No total, foram cerca de 1 milhão de pessoas atingidas pelas ações.

 

 

Confira no site da Emdec (http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/home.php) a apresentação da campanha “Viva”, o balanço do Maio Amarelo e os dados de acidentalidade de 2017.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com