Connect with us

Nossa Cidade

Emdec leva ações educativas a 18 escolas no período de volta às aulas

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) está mobilizando seus educadores e Agentes da Mobilidade Urbana que atuam especificamente com educação de trânsito

Emdec-leva-ações-educativas-a-18-escolas-no-período-de-volta-às-aulas.jpg

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) está mobilizando seus educadores e Agentes da Mobilidade Urbana que atuam especificamente com educação de trânsito para ações educativas em 18 escolas do município entre os dias 4 de fevereiro e 15 de março, neste período de volta às aulas. Os trabalhos estão focados em unidades de ensino públicas e particulares das regiões do Campo Grande e Ouro Verde, que sofrem impacto viário devido às obras de implantação do futuro Sistema BRT (Bus Rapid Transit, transporte rápido por ônibus).

As iniciativas ocorrem das 8h30 às 11h e/ou das 13h30 às 15h30, norteadas pela Campanha VIVA, que divulga regras de circulação para pedestres, passageiros, ciclistas, motociclistas e motoristas, destacando especialmente as travessias seguras. A Emdec passa orientações sobre o gesto que pode ser feito pelos pedestres aos motoristas antes de atravessarem na faixa. Se ela não tiver semáforo, a pessoa deve se posicionar com segurança na calçada, virada para os veículos, e estender o braço em direção à rua, com a mão aberta, sinalizando sua intenção de atravessar. É fundamental fazer contato visual com os motoristas e esperar eles pararem antes de pôr os pés na rua.

Nas escolas, os educadores e agentes também fornecem materiais da VIVA e reforçam os seguintes tópicos junto a pais/responsáveis, alunos, transportadores, pedestres e motoristas em geral:

– Sempre atravessar na faixa de pedestres, olhando para os dois lados para fazer a travessia;

– Não parar em fila dupla e embarcar e desembarcar pelo lado da calçada;

– Respeitar a sinalização e reduzir a velocidade do veículo ao se aproximar das escolas;

– Transportar as crianças obrigatoriamente no banco de trás, usando bebê conforto, cadeirinha, assento elevatório ou cinto, dependendo da idade;

– Contratar apenas transporte escolar devidamente regularizado, com selo da Emdec;

– Usar o cinto de segurança, inclusive nas vans escolares;

– Transportar a criança em motocicleta apenas se tiver a partir de sete anos, puder alcançar o pedal e abraçar o motociclista, além de usar capacete apropriado para a idade.

Além disso, são divulgadas informações sobre as mudanças da circulação e pontos de conflito no trânsito devido às obras do BRT.

A Emdec também publicou nas redes sociais vídeo com dicas de segurança passadas pelo Agente da Mobilidade Urbana João Pereira.

Próximas escolas visitadas

As próximas instituições de ensino que receberão os educadores e agentes são as seguintes:

06/02: Instituto Educacional Colégio Raphael Di Santo

11/02: EE Professor Alberto Martins

12/02: EE Professora Consuelo Freire Brandão

13/02: EE Washington José de Lacerda Ortiz

14/02: EE Vitor Meirelles

15/02: EMEF Professora Geny Rodriguez

18/02: EE Professor Wilson Brandão Tóffano

19/02 e 20/02: EMEF Professor Vicente Ráo

21/02 e 22/02: EE Professora Conceição Ribeiro

25/02 e 26/02: EE Professor Benevenuto Torres

Março, a confirmar: CEI Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti

Março, a confirmar: CEI Mayara Masson Christofoletti

Março, a confirmar: CEI Gasparzinho

Março, a confirmar: EE Professor Carlos Lencastre

Março, a confirmar: EE Professora Glória Aparecida Rosa Viana

Março, a confirmar: EE Elvira de Pardo Meo Muraro

Além dessas abordagens educativas, a Emdec realiza entre os dias 21 de janeiro e 18 de fevereiro a Operação Volta às Aulas 2019, no entorno de unidades de ensino com grande circulação de pedestres e veículos. São 14 escolas e universidades, em que os Agentes da Mobilidade Urbana orientam os munícipes, organizam e fiscalizam o trânsito, para garantir a segurança e fluidez.

Nestas ações, os agentes fazem reservas de vagas com cavaletes, para impedir que veículos estacionem em certos locais, abrindo, assim, mais uma faixa de rolamento para a circulação; auxiliam a travessia na faixa de pedestres; resguardam e agilizam o embarque/desembarque; e coíbem a parada em fila dupla e o fechamento de cruzamentos.

Para mais informações sobre Operação Volta às Aulas e ações educativas da Emdec, acesse www.emdec.com.br.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com