Connect with us

Nossa Cidade

Emdec leva inspeção veicular ambiental gratuita a Sousas nestas 5ª e 6ª

A inspeção veicular ambiental oferecida gratuitamente aos condutores pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) chega ao Distrito de Sousas nestas quinta e sexta-feira, 18 e 19 de agosto. A ação educativa itinerante será das 9h às 16h, no Posto de Informações Turísticas, que fica no Conjunto Habitacional Santana II.

O objetivo é conscientizar motoristas sobre os níveis de emissão de poluentes dos veículos, que além de prejudicar o meio ambiente também podem causar doenças respiratórias. O processo é feito em uma base móvel equipada com analisadores de gases e opacímetro, que medem a emissão de gases por veículos a gasolina, álcool, gás natural veicular (GNV) e diesel.

De forma complementar, técnicos da Emdec verificam o funcionamento do motor; vazamentos de óleo e fluido; estado de conservação do escapamento; ausência da vareta medidora do óleo; fixação e conexões das mangueiras.

Os participantes recebem um laudo com o diagnóstico da análise ao final da inspeção. Em caso de reprovação, o relatório indica as possíveis causas, listando os itens do veículo que precisam de atenção. Os condutores recebem ainda um folheto informativo com dicas para a correta manutenção dos veículos.

Balanço

Os dois ciclos da ação educativa realizados em 2022 impactaram 297 condutores no total. Entre 4 e 12 de agosto, 94 veículos passaram pela inspeção ambiental educativa, no Parque Bosque dos Jequitibás, no DG Atacado da Avenida John Boyd Dunlop (Satélite Íris) e na Praça da Concórdia (Parque Valença). Desse total, 77 veículos foram aprovados e 17 foram reprovados.

Nas 12 edições da inspeção ambiental em abril e maio, foram 203 veículos inspecionados, no Parque Portugal, no Parque Linear José Mingone e na Praça da Concórdia.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com