Connect with us

Nossa Cidade

Emdec realiza operação no Taquaral para Corrida e Caminhada Oba no domingo

Uma operação especial de trânsito e transporte será executada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para apoiar a Corrida e Caminhada Oba – Etapa Campinas 2019. O evento ocorre no próximo domingo, dia 7 de abril, entre 8h e 11h, no entorno da Lagoa do Taquaral e trechos das avenidas Júlio Prestes e José de Souza Campos (Norte-Sul).

 

A prova contempla duas modalidades – Corrida 8 km e Caminhada 6 km –, com previsão de 3 mil participantes. As duas modalidades terão largada e chegada da Praça Arautos da Paz, na Rua Vital Brasil. A largada da Corrida de 8 km ocorre às 8h, em pelotão único. O trajeto será feito pelas vias Vital Brasil, Heitor Penteado, Júlio Prestes, Norte-Sul e Engenheiro Carlos Stevenson, retornando ao ponto inicial pela Norte-Sul e Júlio Prestes.

 

Já a Caminhada de 6 km terá saída às 8h30, em pelotão único, com percurso pelo entorno do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) e da Praça Arautos da Paz, na Avenida Dr. Heitor Penteado.

 

Por conta do evento, haverá compartilhamento da ciclofaixa de lazer Taquaral/Norte-Sul, que opera a partir das 7h. Após as provas, a ciclofaixa segue ativada, normalmente, até às 12h.

 

Bloqueios de trânsito

 

As ações operacionais da Emdec começaram no dia 2 de abril, quando foi iniciada a montagem da estrutura do evento pelos organizadores. Agentes da Mobilidade Urbana realizaram monitoramento da ação, no entorno da Praça Arautos da Paz, garantindo a mobilidade dos pedestres no calçadão.

 

No domingo, 7 de abril, a partir das 4h, será bloqueada a pista interna da Rua Vital Brasil, no trecho entre as vias Maurílio Augusto Villas Boas e Alfredo Maia Bonato (Balão do Amarelinho), compreendendo as duas rotatórias. No local, será montada a estrutura de largada e chegada. A partir das 6h, ocorrem os bloqueios rotineiros realizados aos domingos, no entorno da Lagoa do Taquaral.

 

Para aumentar a fluidez viária durante o evento, a Emdec fará reserva de vagas na pista externa da Rua Vital Brasil, entre as vias Maurílio Augusto Villas Boas e Dr. Alfredo Maia Bonato (Balão do Amarelinho). A ação também ocorre nas vias Thomaz Alva Edson e Araraquara.

 

O trecho sentido bairro-centro da Avenida Júlio Prestes, desde a Avenida Dr. Armando Sales de Oliveira até a Rua Thomaz Alva Edson, ficará temporariamente fechado durante a passagem dos atletas. A liberação ocorre após a passagem do último competidor.

 

No trecho da Norte-Sul, entre a Avenida Orosimbo Maia (sentido Taquaral-centro) até a Rua Engenheiro Carlos Stevenson, haverá operacionalização das faixas de rolamento. As três faixas da via serão destinadas à prova, durante a passagem dos atletas. Ainda na Norte-Sul, no trecho entre a Avenida Carlos Stevenson (sentido Guarani-Taquaral) até a Rua Oriente, duas faixas de rolamento serão dedicadas aos atletas, sendo mantida uma faixa ao tráfego de veículos.

 

Os demais bloqueios necessários à realização do evento serão realizados a partir das 7h30. Ao todo, serão 31 pontos de operacionalização do trânsito, sendo oito pontos de bloqueios totais na região da corrida, que serão liberados após o encerramento das provas. Haverá interdição total nos seguintes pontos:

– Rod. Eng. Miguel Noel Nascentes Burnier x Rua Francisco Pereira Coutinho

– Rod. Eng. Miguel Noel Nascentes Burnier x Avenida do Cobalto

– Rua Dona Luiza de Gusmão x Rua Nuno Álvares Pereira

– Avenida Norte-Sul x Rua Carlos Francheu

– Avenida Orosimbo Maia x Rua Dr. Edgard Ariani

– Rua Coronel Silva Telles x Rua João Mendes Jr.

– Rua Quirino do Amaral Campos x Rua João Mendes Jr.

– Rua Dr. Emílio Ribas x acesso à Norte-Sul

 

Para garantir o acesso de fiéis à Igreja Menino Jesus de Praga, a Emdec fará canalização de uma faixa da Avenida Norte-Sul, por meio de gradis. O acesso ao templo deverá ser feito pelas vias Thomaz Alva Edson, Norte-Sul (bairro-centro) e Carlos Francheu.

 

Transporte público

 

O evento esportivo também provoca alterações em 26 linhas do transporte público coletivo que circulam na região das provas. As linhas impactadas são: 171, 211, 230, 249, 260, 307, 338, 345, 348, 349, 352, 353, 354, 355, 357, 359, 362, 363, 369, 374, 375, 376, 377, 380, 381 e 383.

 

A partir das 6h, agentes da Emdec estarão posicionados em 12 pontos na região do evento, com foco na operacionalização do transporte público coletivo. Os usuários do sistema serão informados sobre paradas desativadas e respectivos pontos de embarque provisórios. Os condutores dos ônibus serão orientados sobre os desvios no itinerário.

 

Serão em torno de 55 profissionais da Emdec atuando nas operações, entre agentes da Mobilidade Urbana em campo, equipe semafórica e apoio remoto da Central de Monitoramento de Operações.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com