Connect with us

Nossa Cidade

Emdec realiza Operação Volta às Aulas em locais com grande circulação

Com o início de novo ano letivo, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza a Operação Volta às Aulas. As ações visam melhorar as condições de fluidez viária no entorno de escolas e universidades que possuem grande fluxo de veículos e pessoas, auxiliando nos deslocamentos de alunos, pais, transportadores escolares, pedestres e demais motoristas.

 

 

 

As unidades de ensino atendidas pela operação da Emdec estão localizadas junto ao sistema viário principal, em ruas e avenidas com grande circulação, onde as interferências afetam diretamente a segurança viária e o tráfego. Os agentes da Mobilidade Urbana da Emdec atuam nos horários de entrada e saída das instituições. A operação está em andamento e segue até a segunda quinzena de fevereiro, de acordo com o calendário de cada instituição.

 

 

 

São 14 unidades educacionais, entre escolas e universidades. São elas: Colégio Adventista de Campinas; Colégio Ave Maria; Colégio Dom Barreto; Colégio Pio XII; Colégio Progresso Campineiro; Escola Americana; E. E. P. S. G. Professor Aníbal de Freitas; E. E. P. S. G. Carlos Gomes; E. E. P. S. G. Dom Barreto; Instituto Educacional Imaculada; Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora; Metrocamp; Puccamp (Campus I); e Unip (Swift).

 

 

 

Operação

 

As ações da Emdec, durante a “Operação Volta às Aulas”, seguem três motes principais: orientação, operacionalização e fiscalização. São adotadas as seguintes medidas:

 

 

 

– Reserva de vagas: ação em locais críticos, com a colocação de cavaletes no meio-fio (beira / guia da calçada), impedindo que veículos estacionem nas vagas, garantindo uma faixa de rolamento extra para desafogar o trânsito.

 

 

 

– Operação travessia: orientação para a travessia dos alunos junto aos portões das escolas e a correta utilização das faixas de pedestre.

 

 

 

– Operação embarque / desembarque: para que seja feito de forma segura e rápida, em local apropriado.

 

 

 

– Operação fila dupla: coibir a parada em fila dupla.

 

 

 

– Operação não feche o cruzamento: evitar o fechamento de cruzamentos, garantindo a fluidez viária.

 

 

 

São cerca de 40 agentes da Mobilidade Urbana da Emdec em campo, por turno, monitorando o trânsito e o transporte. Além disso, há o apoio da Central de Monitoramento de Operações e das equipes semafóricas.

 

 

 

As ações se concentram nos horários do início da manhã; meio do dia; início e final da tarde; e início da noite. A operação segue o horário de atendimento de cada instituição de ensino.

 

 

 

Na segunda-feira, dia 29 de janeiro, a operação será realizada nas escolas: Adventista; Ave Maria; e Liceu Salesiano. Na terça-feira, dia 30, no Progresso Campineiro.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com