Connect with us

Nossa Cidade

Emdec realiza Operação Volta às Aulas em torno de escolas e universidades

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) iniciou a Operação Volta às Aulas 2019

Operacao volta as aulas

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) iniciou a Operação Volta às Aulas 2019. Agentes da Mobilidade Urbana atuam para garantir a fluidez e a segurança viária no entorno de escolas e universidades localizadas em ruas e avenidas com grande circulação de veículos e pedestres.

As ações prosseguem até a segunda quinzena de fevereiro, de acordo com o calendário adotado por cada instituição. As equipes orientam e auxiliam os deslocamentos de alunos, pais, transportadores escolares, pedestres e demais motoristas.

“As medidas operacionais da operação são baseadas em três pilares: orientação, operacionalização e fiscalização. Nosso principal objetivo é educar motoristas e pedestres nesse período em que a rotina é retomada e o trânsito tende a ficar mais intenso no entorno das unidades de ensino”, destaca o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

São atendidas pela operação 14 unidades de ensino (escolas e universidades) localizadas junto ao sistema viário principal, onde as interferências afetam diretamente a segurança viária e o tráfego. São elas: Colégio Adventista de Campinas; Colégio Ave Maria; Colégio Dom Barreto; Colégio Pio XII; Colégio Progresso Campineiro; Escola Americana; Escola Estadual Professor Aníbal de Freitas; Escola Estadual Carlos Gomes; Escola Estadual Dom Barreto; Instituto Educacional Imaculada; Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora; Metrocamp / Centro Educacional Objetivo; Puccamp (Campus I); e Unip (Swift).

A operação segue a data de início das aulas e o horário de atendimento adotado por cada instituição de ensino. As ações se concentram nos horários do início da manhã; meio do dia; início e final da tarde; e início da noite.

Cinco unidades educacionais recebem a operação nos próximos dias. Na sexta-feira, 1º de fevereiro, as ações serão realizadas nas escolas Aníbal de Freitas, Carlos Gomes e Dom Barreto. Na segunda e terça-feira, 4 e 5 de fevereiro, a operação chega às instituições Metrocamp / Colégio Objetivo e Unip.

Ações operacionais

A “Operação Volta às Aulas” realizada pela Emdec contempla as seguintes intervenções:

  • Reserva de vagas de estacionamento: consiste na colocação de cavaletes no meio-fio para impedir que veículos estacionem nas vagas. Isso garante uma faixa de rolamento extra para desafogar o trânsito. É realizada durante as madrugadas, em locais críticos.
  • Operação travessia: orientação para a travessia dos alunos junto aos portões das escolas e a correta utilização das faixas de pedestre.
  • Operação embarque / desembarque: orientação dos motoristas para que o embarque e desembarque de alunos ocorra de forma rápida e segura, em locais apropriados.
  • Operação fila dupla: coíbe a parada em fila dupla.
  • Operação não feche o cruzamento: evita o fechamento de cruzamentos, garantindo a fluidez viária.

As intervenções são adotadas de acordo com as particularidades viárias de cada ponto monitorado. Especificamente no entorno da PUC-Campinas, além das ações citadas, serão realizados, no dia 18 de fevereiro, bloqueios e indicação de rotas alternativas para direcionar o fluxo da instituição e do sentido Unicamp.

Cerca de 40 agentes da Mobilidade Urbana da Emdec atuam na operação, por turno, monitorando o trânsito e o transporte. Além da atuação em campo, há o apoio remoto de operadores da Divisão de Controle Operacional, com auxílio das câmeras da Central de Monitoramento de Campinas (CIMCamp).

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com