Connect with us

Nossa Cidade

Emdec requalifica e reimplanta quase 100 abrigos de ônibus

Cerca de 50 bairros do município foram contemplados com abrigos de ônibus requalificados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). No período de junho de 2019 a janeiro deste ano, foram 95 abrigos metálicos recuperados e reinstalados pela Emdec.

Outros 12 equipamentos estão em processo de requalificação e serão instalados ao longo do mês de fevereiro. Esta etapa contempla a substituição das estruturas danificadas, remoção de ferrugem e pintura.

Mais de 90% dos 95 abrigos requalificados foram devolvidos à Emdec como previsto no contrato de concessão, firmado com a empresa Verssat Indústria e Construção, em 2018. A concessão prevê a devolução gradual de 460 dos abrigos metálicos substituídos para recuperação e reinstalação.

“Além de promover a requalificação da paisagem urbana a partir da instalação de novos abrigos, a concessão tem como vantagem adicional o aspecto sustentável. Isso porque os abrigos substituídos são requalificados e reimplantados, beneficiando os usuários do transporte público em diversas regiões da cidade”, destaca o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

Os abrigos são reimplantados em pontos em que há demanda de usuários, fora da área de concessão. Os abrigos metálicos requalificados substituíram abrigos de concreto e também a demarcação por pontaletes ou sinalização vertical (placas).

Dos 95 abrigos requalificados, 29 foram implantados nas regiões impactadas pelas obras dos Corredores BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral. A medida atende à necessidade de remanejamento dos abrigos em função da evolução das obras. Além disso, os trechos liberados para circulação também recebem os abrigos requalificados, visando garantir a circulação do sistema convencional nos corredores.

Atualmente, Campinas tem pouco mais de 5 mil pontos de ônibus para embarque e desembarque, com diferentes padronizações e indicações visuais. Desse total, cerca de 1,7 mil são abrigos que atendem locais com demanda suficiente para embarque.

Novos abrigos

A concessão dos abrigos de ônibus já resultou na ativação de 329 novos equipamentos no município, num raio de 5 km da região central e nos principais corredores estruturantes do transporte público. Foram 225 abrigos novos implantados pela concessionária, do mesmo modelo existente na Avenida Francisco Glicério. Outros 29 novos abrigos foram recebidos em contrapartida e mais 75 equipamentos foram requalificados.

Além disso, a concessionária realizou, ao longo de 2019, mais de 17,8 mil ações de manutenção nos abrigos assumidos, que incluem vistoria, limpeza, retirada de panfletos e de pichações.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com