Connect with us

Nossa Cidade

Emdec simula incêndio e evacuação de emergência durante a 26ª SIPAT

Alarme de incêndio, fumaça nos corredores e resgate de uma vítima. Essas cenas foram vivenciadas pelos funcionários da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) na última terça-feira, 22 de outubro, durante um simulado de evacuação de emergência. A operação simulou um incêndio em três prédios da empresa, sob o comando de brigadistas e equipes da Segurança Patrimonial e Manutenção; com o apoio do Corpo de Bombeiros. 

 

O objetivo foi preparar as equipes envolvidas, brigadistas e colaboradores para a ocorrência de situações reais que demandem a evacuação do prédio. O simulado viabiliza ajustes nos protocolos seguidos pela empresa nessas situações. 

 

“Esse treinamento prepara os nossos colaboradores para que saibam como agir em situações reais de emergência. A principal missão da Emdec é preservar a vida humana e evitar acidentes. Essa missão também se estende à vida dos nossos colaboradores, por meio de ações da CIPA e de melhorias de infraestrutura e acessibilidade em nossas instalações”, destacou o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

 

Dois dos prédios da Emdec, incluindo a ala da Cincamp (Central Integrada de Monitoramento de Campinas) foram evacuados simultaneamente durante a operação, mobilizando cerca de 250 funcionários e 11 brigadistas. 

 

A evacuação total dos prédios foi realizada em sete minutos, superando a marca de oito minutos registrada na última simulação, em 2016. É a terceira operação desta natureza realizada pela Emdec. 

 

O combate às chamas fictícias foi iniciado com equipamentos próprios e extintores, envolvendo as equipes de brigadistas, Segurança Patrimonial e Manutenção da Emdec. Após o tempo de resposta do acionamento, profissionais do Corpo de Bombeiros assumiram o combate efetivo do incêndio. 

 

Além do incêndio, houve a simulação do resgate de uma vítima, retirada da área em chamas pela janela, procedimento comandado pelas equipes da Emdec. O atendimento da vítima foi realizado pelos profissionais do Resgate, de acordo com os protocolos adotados em situações reais.

 

A evacuação do prédio foi realizada pelos brigadistas, que checaram todos os departamentos e conduziram os colaboradores em direção à quadra, determinada previamente como ponto de segurança. 

 

Em um segundo momento, houve a evacuação do terceiro prédio da empresa, mobilizando cerca de 80 colaboradores e quatro brigadistas. A segunda etapa da operação foi concluída em dois minutos. 

 

26ª SIPAT

 

O simulado de incêndio e evacuação de emergência integra a programação da 26ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que ocorre entre os dias 21 e 25 de outubro. A SIPAT é coordenada pelos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

 

A 26ª SIPAT é composta por palestras dirigidas aos funcionários da empresa, que abordam temas como primeiros socorros, prevenção de acidentes, educação financeira, saúde e direção defensiva. 

 

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com