Connect with us

Nossa Cidade

Empreenda Rápido recebe 1.300 interessados no Largo do Rosário

Pela primeira vez em Campinas, o Programa Empreenda Rápido, lançado em julho pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), atendeu nesta terça-feira, dia 3 de setembro, 1.300 pessoas no Largo do Rosário. Esses interessados foram em busca de informações sobre como se tornar um empreendedor de sucesso e conseguir dinheiro barato para financiar os seus sonhos.

 

 

A iniciativa foi realizada em conjunto com a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, e com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). Pela manhã, o evento foi aberto oficialmente pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, com a presença do vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, que, antes, participou, junto com o prefeito, do Seminário do Lide Campinas, também realizado nesta terça-feira, dia 3.

 

 

O prefeito Jonas Donizette ressaltou a importância da parceria dos governos municipal e estadual, com apoio de entidades como ACIC e Sebrae, para oferecer à população serviços gratuitos de orientação, capacitação, acesso ao crédito barato, como instrumentos para impulsionar a atividade econômica e gerar oportunidade de renda. “Num dia de sol como hoje, se a pessoa usa óculos escuros, mesmo com o brilho, ela vai enxergar tudo opaco. O desempregado, sem renda, não consegue ver o lado positivo da vida enquanto passa por momentos difíceis”.

 

 

O prefeito parabenizou o governador João Dória que, segundo ele, não tem medido esforços para desenvolver ações públicas como a do programa Empreenda Rápido, no âmbito da questão do emprego e renda. “Eventos como este, que oferece ao cidadão comum, homens e mulheres, uma oportunidade de abrir o seu próprio negócio, com todas as informações em um lugar só, tudo simplificado, sem burocracia e oferta de crédito barato, são muito importantes”, afirmou Jonas.

 

 

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, também destacou a importância do trabalho conjunto dos governos municipal e estadual na realização de eventos como o Empreenda Rápido. “Quero agradecer ao prefeito Jonas Donizette, que nos recebeu com muito respeito, e parabenizar pela parceria que ele tem com o governo de São Paulo em áreas importantes da cidade, bem como cumprimentar a sociedade civil organizada, aqui representada pela presidente da ACIC, Adriana Flosi”, afirmou o vice-governador.

 

 

Garcia chamou atenção para o fato de o país passar por uma de suas piores crises econômicas, com altas taxas de desemprego, e apontou o empreendedorismo como uma saída. “Este evento é uma demonstração clara que os governos estão unidos para proporcionar oportunidades para que as pessoas realizem seus sonhos e tenham seus próprios negócios sustentáveis. Estamos vivendo o tempo do empreendedorismo por vocação e por necessidade”, concluiu.

 

 

O secretário municipal de Trabalho e Renda, Luis Yabiku, comemorou o resultado do evento, com o atendimento de 1.300 pessoas que foram ao Largo do Rosário em busca de informações, capacitação e crédito. “As pessoas estão fazendo fila para se formalizar como microempreendedor individual (MEI) e a nossa Casa do Empreendedor bate recorde de atendimento todo mês. O empreendedorismo é a saída para a economia voltar a crescer”, disse Yabiku.

 

 

Para a presidente da ACIC, Adriana Flosi, o programa desenvolvido pelo governo do Estado para fomentar a economia e o empreendedorismo é essencial para fazer girar a roda da economia. “Eu acho que é imprescindível um movimento como esse que trata o empreendedor de forma diferente, de uma forma completa, para dar a oportunidade de acesso ao crédito”, afirmou.

 

 

Movimento

 

 

Das 1.300 pessoas atendidas no Programa Empreenda Rápido no Largo do Rosário, o maior movimento foi registrado na tenda e unidades móveis do Sebrae e no stand da Casa do Empreendedor, serviço mantido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. Na tenda do Sebrae, 405 pessoas assistiram cursos rápidos sobre abertura de negócio, acesso ao crédito com juro zero, dicas para bombar um negócio nas redes sociais e uso de crédito consciente. Já as unidades móveis do Sebrae atenderam 96 pessoas.

 

 

A tenda da Casa do Empreendedor foi uma das mais movimentadas. Ao longo do dia, 243 pessoas passaram por ela em busca de informações sobre como se formalizar como MEI, orientações contábeis, informações sobre nota fiscal, imposto de renda, impressão de cartão do CNPJ, verificação de enquadramento MEI, entre outros serviços.

 

 

As instituições financeiras também receberam um grande movimento, com pessoas interessadas em contratar crédito a juros a partir de 0,35% ao mês oferecido pelo Banco do Povo, que ao longo do dia atendeu 72 pessoas. O Desenvolve SP recebeu 26 pessoas, e o Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), 65 interessados em financiar seus projetos.

 

 

Assinatura de contratos

 

 

Durante a solenidade de abertura do evento, dois microempreendedores individuais assinaram seus contratos de operação de crédito. O primeiro foi o preparador físico Lucas Assis Santos, que assinou um contrato de empréstimo com o Banco do Povo, com juro de 0,35% ao mês. O segundo a assinar o contrato foi a assessora de planejamento financeiro, Rosieli Diogo Pegado, que tomou um empréstimo com o Sebrae com juro zero.

 

 

Embalado pelo sonho de se tornar um empreendedor, o publicitário Leonardo Zerbini, 24 anos, veio de Indaiatuba para obter informações sobre como abrir o seu próprio negócio. Junto com seus dois sócios formados em veterinária, ele pretende trabalhar no ramo de banho e tosa de animais. “Hoje em dia os animais são parte importante das famílias e todo esse cuidado a gente quer oferecer a esses animais, com um serviço especializado, veterinário, banho e tosa”, disse. Ele elogiou a iniciativa do projeto. “É um espaço muito interessante para a gente tirar dúvidas”.

 

 

Balanço de atendimentos

 

 

Casa do Empreendedor – 243 pessoas

Carreta Via Rápida – 40

Vans do Sebrae – 96

Tenda do Sebrae – 405

SPC/Boa Vista – 40

Assessoria contábil – 30

Jucesp – 30

Qualificação profissional – 56

Sicoob – 65

Desenvolve SP – 26

Banco do Povo – 72

Caixa Econômica Federal – 66

Bradesco – 41

Santander Prospera – 90

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com