Connect with us

Nossa Cidade

Encerramento do Setembro Verde movimentou Estação Cultura no sábado

 

Mais de mil pessoas passaram pela Estação Cultura no último sábado, dia 30 de setembro, para o encerramento do Setembro Verde, Mês da Inclusão. Cerca de 30 organizações da sociedade civil e entidades que atuam em prol das pessoas com deficiência se reuniram para o evento, que teve variadas atrações esportivas e artístico-culturais como dança, música, teatro e exposições de arte. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania e contou com o apoio da Guarda Municipal, SAMU e Secretaria de Cultura. 

 

 

Equipes da Prefeitura também aproveitaram o evento para apresentar a plataforma Emprega Bem, voltada a pessoas com deficiência, e o Transforma Campinas, projeto que aproxima voluntários e entidades para criação de uma cidade mais solidária.

 

 

Além de todas as atividades, os participantes puderam aproveitar os food trucks que trouxeram variedade de produtos, com qualidade e preços acessíveis. Também estavam à venda produtos da economia solidária. A renda dos food trucks foi revertida às entidades participantes.

 

 

O evento ainda teve a presença de um personagem muito especial, o Leão Solidário, da campanha de destinação do imposto de renda para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que gerencia o Fundo da Criança para entidades cofinanciadas. 

 

 

A secretária municipal da pasta, Eliane Jocelaine Pereira, disse que o evento foi fundamental para trabalhar a inclusão das pessoas com deficiência por meio de ferramentas como a integração entre entidades e poder público. “Os visitantes foram extremamente receptivos ao evento e puderam desfrutar de todas as atrações, além de receber informações sobre os serviços públicos ofertados para as pessoas com deficiência na cidade de Campinas”, completou. 

 

 

Eliane ressaltou a importância do evento, dizendo que “foi uma oportunidade para abordar a quebra de barreiras atitudinais perante as pessoas com deficiência. A integração entre o público representa, de fato, aquilo que nós queremos para nosso município, uma Campinas mais acolhedora, mais humana e mais acessível”.

 

 

Mês especial

 

 

O Setembro Verde foi um mês especial de celebração à luta pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Instituído no calendário oficial de Campinas em 2016, o mês relaciona-se com o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que foi comemorado em 21 de setembro. 

 

 

Entre as entidades que participaram do evento na Estação Cultura estão a Fundação Síndrome de Down, que se apresentou com seu grupo de capoeira, e o Centro de Educação Especial Síndrome de Down, cujos participantes encenaram uma peça sobre o mercado de trabalho. Quem gosta de esporte também pôde participar dos jogos para desenvolvimento de competências levados pelo Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência (Ciadp) da PUC-Campinas.

 

 

As apresentações de música, por sua vez, incluíram canto com a Pró Visão e viola com a Adacamp – Associação para o Desenvolvimento dos Autistas de Campinas. Exposições de pinturas do artista Kleber Araujo da Tiquira Centro de Desenvolvimento Humano e de trabalhos manuais do Centro Educacional Integrado – CEI também puderam ser conferidas durante o evento.

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com