Connect with us

Nossa Cidade

Encontro anual de famílias debate Direitos Humanos no Cras Recanto Anhumas

 

O Encontro de Famílias, ação anual da Rede Intersetorial São Quirino, reuniu, no último dia 7 de agosto, cerca de 80 pessoas na sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Recanto Anhumas, região leste de Campinas. “Vivendo em Sociedade: Direitos Humanos” foi o tema da palestra ministrada pelo juiz titular da Vara do Júri de Campinas, José Henrique Torres.

 

 

O palestrante fez uma retrospectiva histórica dos Direitos Humanos no mundo. Citou a Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948 e continuou até a Constituição Federal do Brasil, promulgada em 1988. O magistrado abordou ainda questões relacionadas ao preconceito e ao racismo; os direitos da mulher, crianças e adolescentes; direitos do idoso, da população carcerária e da comunidade LGBT.

 

 

Além da comunidade que utiliza os serviços da rede, o evento teve a participação da secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira e de membros do Conselho Municipal do Idoso (CMI), do Conselho Comunitário de Segurança do Taquaral (Conseg), da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) e da Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves (AFAG).

 

 

Também estiveram presentes representantes da rede socioassistencial, como a Sociedade Educativa de Trabalho e Assistência (SETA), Associação Nazarena Assistencial Beneficente (ANA), Associação Anhumas Quero Quero (AAQQ) e equipes do Centro de Saúde São Quirino, do próprio CRAS e voluntários.

 

 

O Encontro de Famílias foi implementado pela rede intersetorial em 2012, com o objetivo de abordar temas que contribuam para reflexão e ampliação do conhecimento sobre a comunidade que vive naquele território. Além da palestra, houve uma apresentação cultural do grupo de dança Maracatu e a exibição do filme Kiriku e a Feiticeira, para as crianças que acompanhavam seus pais.

 

 

A atividade teve uma boa avaliação dos cidadãos que frequentam os serviços socioassistencias da região leste da cidade. “Neste último encontro, por exemplo, mais de 90 por cento dos participantes que responderam a avaliação que é parte do material entregue no evento consideraram a atividade ótima, tanto em relação à organização como ao tema debatido. Eles também deram sugestões de temas para as próximas reuniões. A temática mais sugerida foi relacionada à saúde, seguida por direitos do consumidor e previdência”, ressaltou a responsável pelo Cras Anhumas, Lucilaine de Oliveira.

 

 

Rede Intersetorial São Quirino

 

 

A Rede Intersetorial São Quirino, composta por representantes dos serviços socioassistenciais da região leste da cidade, envolve unidades do poder público e de Organizações da Sociedade Civil (OSCs). A Rede se desenvolve por meio de reuniões mensais e ações compartilhadas no próprio território.

 

 

A entidade tem como objetivo a articulação entre as políticas sociais com vários setores, para promover ações integrativas, recreativas e de cidadania e, desse modo, atender a população residente nas comunidades e bairros localizados nesse território.

 

 

A Intersetorial São Quirino abrange os bairros Vila Nogueira, Parque São Quirino, Jardim Santana, Jardim Nilópolis, Residencial Getúlio Vargas, Cafezinho, Residencial Gênesis, Rua Moscou, Vila Parque Anhumas I e II.

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com